Lucimar Calafiori
O conceito de qualidade é reconhecido há milênios, porém, só recentemente surgiu como função de gerência. Em sua forma original se relacionava e era restrita apenas a inspeção; hoje, as atividades relacionadas com a qualidade se ampliaram e são consideradas essenciais para o sucesso estratégico.
A gerência de qualidade conquistou um novo espaço na empresa, pois passou a garantir a confiabilidade das informações de qualquer setor, deixando de simplesmente apontar erros como uma autoridade superior e inacessível.
Ela passou a ser parceira das áreas (compras, vendas, negócios e todas as outras); sempre buscando promover a melhor solução ou estratégia mostrando a opção “ganha – ganha – ganha” (ganha cliente, ganha área, ganha a empresa).
A gerência de qualidade tem liderança. É uma área que move, norteia a empresa, trazendo soluções e não problemas. É uma área que acredita nos valores e está voltada para os cuidados e direcionamento da empresa.
Qualidade é ser visionária, é buscar tendências de mercado e conseguir destacar as oportunidades nos maiores momentos de crise da empresa.
Essa interação (qualidade/empresa) se deu principalmente devido ao dinamismo intrínseco da qualidade, já que ela se baseia na satisfação das necessidades dos clientes e, desta forma, pôde em função do tipo de produto gerado, acompanhar a maturidade dos consumidores e estabelecer um elo de sintonia com os interesses mercadológicos existentes.
Estamos freqüentemente avaliando e sendo avaliados no ato de gerarmos ou recebermos os elementos que compõem a interação e os atos de consumo presentes em nossa vida; portanto, a todo o momento, medindo a qualidade do que usamos, compramos ou do que nos envolve.
Qualidade é um conceito espontâneo a qualquer situação de uso de algo tangível, a relacionamentos envolvidos na prestação de um serviço ou a percepções associadas a produtos de natureza intelectual, artística, emocional e vivencial.
Lucimar Calafiori, coordenadora de Qualidade da G&P.