Unisys e Inttegra oferecem gerenciamento de redes

0
4


A Unisys firma parceria com a empresa brasileira de soluções para telecomunicações, Inttegra. O objetivo é implementar, integrar e operar a solução Network Cockpit – software de gerenciamento de rede de dados e voz – junto ao portifólio da Unisys de soluções para suporte a operações e negócios (OSS/BSS). Já implementada junto ao mercado brasileiro, a solução Network Cockpit, da Inttegra, já é utilizada em operadoras do mercado no gerenciamento local e remoto de redes NGN, voz e dados.


Atuando como integradora, a Unisys irá utilizar a solução em projetos próprios, dentro de um pacote de serviços de telecomunicações. A iniciativa é mais um passo da estratégia da empresa de oferecer meios de aumentar a receita das operadoras em um momento de retração de mercado.


Há uma semana, a Unisys inaugurou um centro de gerenciamento remoto de redes, o MSC, que terá como clientes principais operadoras de telecomunicações. “Integrar a solução Network Cockpit em conjunto com os novos serviços do MSC dará mais excelência ao trabalho da Unisys na área de telecomunicações”, diz Pedro Ribeiro, diretor da divisão de Telecomunicações da Unisys Brasil. “Com o MSC, podemos oferecer também soluções de segurança de redes, consultoria, helpdesk, suporte e outros serviços”, complementa.


Certificada pela ISO 9001 (versão 2000), a Inttegra agrega ferramentas de análise financeira e de gestão de negócios ao Network Cockpit, adicionando valor a solução de OSS/BSS e expandindo os benefícios da solução a áreas de marketing, financeira e planejamento, entre outras. A solução permite às operadoras o acompanhamento das receitas e despesas, relacionadas à utilização da rede, comparativamente aos valores orçados.


“A solução diferencia, por exemplo, as perdas de receita causadas por problemas com a rede em horários de pico em relação às perdas ocorridas em outros horários”, afirma Tales Alves Navarro, presidente da Inttegra. A solução informa se o assinante da operadora está recebendo o serviço adequadamente ou não – e o que deve ser melhorado. “O software substitui a visão tecnicista do gerenciamento por uma visão mais executiva”, diz.


O grande diferencial da solução são os módulos gerencial e financeiro, que podem ser acrescentadas às plataformas tradicionais de gerenciamento de redes tais como HP Open View, Tivoli, Patrol e Micromuse, entre outros. Com a parceria, a Unisys prevê ampliar sua atuação junto às operadoras de telecomunicações nos próximos anos.