Para comemorar o dia Mundial da Voz, em 16 de abril, a Univoz adere pelo quinto ano consecutivo a Campanha da Voz, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Com o tema “Viva Voz. Viva com Alegria”, a empresa desenvolveu diversas atividades para alertar a população sobre os benefícios de uma boa saúde vocal tanto para o desempenho profissional como para uma melhor expressividade emocional.
Segundos especialistas em voz, mais de 70% dos brasileiros dependem do uso da voz para o bom desempenho das profissões. A voz é parte da identidade pessoal e uma boa voz pode abrir portas em várias carreiras, dentre elas: vendedores, professores, atendentes de telemarketing, leiloeiros, apresentadores, cantores, radialistas, palestrantes e até mesmo feirantes.
As atividades desenvolvidas pela Univoz contemplam oficinas gratuitas com vivências em grupos para desenvolver auto-conhecimento da produção de voz; noções de aquecimento e desaquecimento vocal e descobertas das potencialidades vocais de cada participante. Inclui ainda Dicas Voz Viva, com o envio de e-mail com orientações úteis para o cuidado com a voz para mantê-la viva e com expressões positivas, além da montagem de estandes em empresas visando realizar jogos interativos com os colaboradores no sentido de aprimorar conhecimentos sobre a voz.
A Campanha da Voz teve início no Brasil em 1999 e foi reconhecida internacionalmente em 2002, desde então sendo realizada em forma de ações integradas em países como Espanha, Portugal, EUA, Bélgica, Itália, Suíça, Argentina, Chile, Venezuela e Panamá.