Considerado um dos setores que mais emprega no Brasil, o contact center é conhecido também por apresentar um alto índice de rotatividade de funcionários. Segundo a ABT – Associação Brasileira de Telesserviços, 70% das empresas registram um turn over em torno de 25%. Trata-se de uma profissão ainda pouco valorizada, em que os profissionais são mal remunerados e enxergam poucas perspectivas de carreira. Para valorizar a profissão do atendente de contact center, a Uranet Projetos e Sistemas, especializada em soluções para contact center, desenvolveu o projeto “Ilhas de Excelência”, que consiste em contratar colaboradores de alto nível escolar.
Com salário compatível com a responsabilidade do cargo, o projeto tem como objetivo mostrar ao mercado que é vantajoso obter colaboradores bem remunerados e com um nível escolar superior, tanto no aspecto da produtividade como no financeiro. “Estamos fazendos ´pilotos´ deste novo conceito com um cliente e já notamos um aumento surpreendente na produtividade, já que o operador melhor qualificado e remunerado alcança as metas muito mais rapidamente. A ideia é transformar o termo atendente (profissional que simplesmente atende), para gestor de relacionamento (profissional preocupado com os problemas dos clientes do nosso cliente)”, conta Andres Enrique Rueda Garcia, presidente da Uranet.