Até setembro, a SPCom passará por uma série de auditorias externas para validar as práticas de gestão da qualidade, meio ambiente, segurança da informação e ética. Em 1998, a empresa obteve a ISO 9001, que trata da gestão da qualidade, já a ISO 27001, que trata da segurança da informação, veio em 2007. Além disso, a SPCom ostenta a ISO 14001, que normatiza o sistema de gestão ambiental, e as certificações do Probare – Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento (Selo de Ética e a Norma de Maturidade de Gestão).
O setor de call center está cada dia mais em evidência, principalmente por continuar crescendo e gerando empregos, apesar da crise. “Isso traz uma responsabilidade ainda maior para as empresas. Não dá para crescer ignorando conceitos como responsabilidade socioambiental , qualidade e segurança da informação”, explica Alexandra Periscinoto, presidente da SPCom.
Cada certificado internacional tem validade de três anos, desde que a empresa passe pelas auditorias de manutenção a cada nove meses. “Se houver uma quebra de sistema (não atendimento a um ou mais requisitos de uma das normas), a empresa pode ter seu certificado suspenso ou mesmo cancelado. Porém, o mais importante é garantir a evolução dos modelos adotados”, explica Leonardo Portari, gestor de processos da SPCom.
Para a verificação da conformidade dos seus processos, a empresa passará por auditorias para a manutenção da certificação ISO 27001, para a certificação da ISO 9001, já na versão 2008, da ISO 14001, na versão 2004, do Selo de Ética e da Norma de Maturidade de Gestão do Probare.