Muitos no mercado ainda confundem mailing, listas qualificadas e lead. A princípio podem parecer a mesma coisa, porém há uma grande diferença. “O lead já é qualificado. É uma lista construída a partir de informações passadas pelo cliente. Ele traz os clientes que têm interesse”, explicou Vlademir Bin, country manager da Adlead, em palestra no Meeting Televendas Weekend. De acordo com o executivo, com o lead, você faz a venda para quem quer comprar. “Dessa forma, você aumenta o números de contatos efetivados, o Tempo Médio de Atendimento e a taxa de conversão.”
As campanhas de aquisição de leads, segundo Bin, são feitas por meio de hotsites personalizados, aplicativos para Facebook e para mobile. Ele reforça ainda a importância pesquisar os bons consumidores, identificar os critérios que predizem o sucesso e comunicar a estratégia para todos da área de marketing e vendas. “Porém, para o lead funcionar no televendas, é necessário criar um script diferente do que é utilizado nas listas qualificadas, pois precisa deixar claro que você está ligando por causa do interesse do cliente”, alerta.