Com bons resultados do ponto de vista financeiro e de indicadores, a Virtual Connection pretende ampliar a porcentagem da operação que é home office. Hoje, 10% das PAs são voltadas para o modelo. O guideline da empresa, segundo o CEO, Emilio Guimarães Oliveira, tem como princípio desenvolver as comunidades onde atua de forma digital e social. “Naturalmente, o formato de trabalho distribuído está muito congruente a este crescimento. Além disso, a Virtual Connection foi concebida por meio de conceitos, desde sua formação, baseados em melhor qualidade no trabalho e, também, de vida para o colaborador”, revela o presidente da empresa, que utiliza o home office desde 2009, após vivenciá-lo nos Estados Unidos e também na Inglaterra.
Muito da aposta da empresa no modelo se deve às vantagens que ele apresenta. O atendimento em home office, por exemplo, ao reduzir o tempo de ida e volta ao emprego, consegue reduzir o tempo dedicado a empresa e, consequentemente, sobra mais tempo para as atividades extraprofissionais. Dessa forma, o operador trabalha mais motivado e entrega melhores performances, já que se sente mais dono de sua vida e carreira, ficando mais perto da família e diminuindo algumas das despesas associadas ao trabalho. “É sem dúvida uma alternativa, não somente aos grandes desafios enfrentados atualmente pelo modelo tradicional de relacionamento, mas principalmente a questão da qualidade de vida, produtividade e resultados.”
No entanto, apesar dessas vantagens, ainda há uma barreira cultural para a implementação do modelo. Oliveira explica que, no início, haviam desafios técnicos, mas que há anos foram superados por meio de investimentos fortes em infraestrutura e tecnologia voltada para comunicação e segurança. “Contudo, hoje o grande paradigma ainda no Brasil é a cultura do cliente. O Brasil de hoje ainda tem muitos contratantes que ´querem ver´ a operação. Acreditamos que essa cultura vai evoluir com o tempo, principalmente com a maturidade dos contraentes replicando iniciativas já utilizadas em mercados offshore, como exemplo os Estados Unidos”, completa.
PRINCIPAIS VANTAGENS
– Qualidade de vida;
– Qualidade no trabalho;
– Maior longevidade dos profissionais na função;
– Maior produtividade;
– Mais tempo para atividades extraprofissionais;
– Melhor controle de sua vida pessoal;
– Possibilidade de maior investimento em sua vida profissional;
– Diminuição da emissão de CO2;
– Diminuição dos impactos causados pelo trânsito;
– Possibilidade de melhorar a geração de empregos no interior.