Você quer mesmo ganhar dinheiro?

0
1
Autor: Edilson Menezes
Deseja conhecer uma filosofia de vida que permite ganhar dinheiro de forma justa, reta, emocional e energeticamente saudável? Vá até o fim do artigo! Por outro lado, vamos revelar a simplicidade de obtê-lo, mas se você espera uma fórmula mirabolante ou quem sabe dez passos disso e daquilo, pode desistir da leitura por aqui mesmo…
A primeira estratégia é alinhar o que você mais ama fazer com este desejo. A sua família e o mercado costumam fazer rotulagem profissional. Explico:
Quando a pessoa diz que o seu sonho é ser ator, músico, cantor, poeta, atleta ou escritor, de todos os lados surge um exército de discordantes, tentando demovê-la desta ideia absurda.
– Isso não leva ninguém pra frente. Quem você conhece de nossas relações que tenha feito sucesso na vida com profissões tão difíceis? – condenam, sem chance de argumentação.
Mas, se a pessoa diz que seu sonho é ser engenheiro, administrador ou economista, sorrisos largos brilham no rosto de parentes, amigos e pais de peito inflado, orgulhosos pela sábia escolha.
Agora que você já sabe o que significa rotulagem profissional, digamos que tenha escolhido uma profissão para ganhar dinheiro e deixado de lado o sonho maior para atender ao desejo da família ou à pressão das necessidades pessoais. Você deixou de lado, portanto, o planejamento emocional (sonho) para viver o planejamento técnico (material) e a estratégia pode até funcionar, mas uma combinação entre sorte e oportunidade será imprescindível. Respire profundamente, pois nem tudo está perdido e já explicarei como você pode encontrar êxito…
Pode ser também que você esteja vivendo a profissão que sempre sonhou e ainda assim não venha comemorando resultados financeiros que preenchem as próprias expectativas. Há alguns dias, estive com um grande profissional de desenvolvimento humano, por exemplo, que vive o seu sonho, mas está procurando uma maneira de adequá-lo às necessidades financeiras.
Vamos, então, encontrar uma estratégia para os sonhadores que vivem outra atividade e os que vivem o sonho sem resultados expressivos, mas há ainda uma outra separação necessária…
Você trabalha em uma empresa, registrado? Neste caso, certifique-se de que o empregador e o emprego permitem expansão financeira e ascensão de cargo. Ao perceber que mesmo oferecendo o seu melhor, cargo e salário permanecem inalterados, não cometa o erro de seus pais, que ficavam décadas na mesma empresa porque “não se troca o certo pelo duvidoso”. Invista em sites de contratação e prepare-se para cair fora daí, sem medo, sem desculpas ou, como diz o amigo e autor Bob Floriano em sua obra Quem fala bem vende mais, “sem mi-mi-mi”.
Você é o seu próprio patrão? Então quem acha que é responsável por sua ascensão e aumento do volume financeiro? Você tem um vendedor ou é responsável direto (a) pela venda do que faz?
Esteja você em regime CLT ou atuando como empresário (a) de consultoria, treinamento, oficina mecânica, palestra, contabilidade, corretagem ou qualquer atividade, saiba de algo determinante para ganhar dinheiro:
Você deve ter um emprego que te leve para frente, que te faça ocupar todo o tempo que hoje não usa para vencer. Está sobrando tempo para reclamar, navegar nas redes sociais em busca de lazer e praticar o ócio intelectual? Então você tem tempo de sobra para crescer!
Você atua no meio empresarial? Então deve ter agenda lotada, no mínimo, para os próximos três meses. Sem desculpas, sem argumentos blablablásticos e sem acusar a crise quando se deparar com páginas vazias na agenda. Se há horas ou dias inteiros vagos, você está falhando.
Assim entendido, vamos às soluções, pois identificar a fragilidade de ações não basta. Daqui em diante, o conceito para ganhar dinheiro é o mesmo para empregados e empresários:
Se o propósito de lotar sua agenda é ter, desta maneira, mais e maiores chances de entregar em completude a missão de vida, você terá dinheiro e abundância.
Se o propósito de lotação for dinheiro, a agenda será igualmente preenchida, mas você terá a sensação de que quanto mais ganha, mais precisa ganhar.
Parece ser uma estratégia do universo, por sinal excelente enxadrista, para mostrar que o dinheiro não é e jamais será “seu”. Por suas características transitória e circular, é uma energia que jamais pode parar.
Se sobrar, deve ser investido e se faltar, você está falhando ou, quem sabe, tentando atrai-lo para si com tamanho esforço, que tem tirado olhos e coração da entrega de seu legado, cujas características são inúmeras, mas a principal merece destaque, análise, carinho e atenção diária:
Atemporalidade: enquanto vivo (a), em nenhum tempo você poderá dar como finalizado e totalmente entregue. Ainda que se aposente, a escolha de sua missão profissional continuará a exigir esforços, embora menores, para inspirar outros a realizarem o mesmo ou parecido.
Ainda que morra, o seu legado deve ser continuado. Caso ninguém se interesse por continuá-lo, ao invés de um legado, você terá deixado apenas uma passagem por esta vida.
Experimente!
Duvido que vai faltar dinheiro enquanto você pratica esta filosofia de vida. Não estou teorizando. Estou dividindo a própria experiência de quem vendia almoço para comprar o jantar.
Antes, eu queria ganhar dinheiro para entregar a experiência.
Hoje, eu quero entregar a experiência para ganhar dinheiro.
Reflita bem, pois não é só uma questão semântica. É uma definição filosófica e funcional “sobre o que exatamente queremos”. Esta percepção foi um divisor de águas em minha vida. Se estiver difícil colocar em prática, faça contato e te ajudarei!
A escolha, como sempre, é apenas sua!
Edilson Menezes é treinador comportamental e consultor literário. Atua nas áreas de vendas, motivação, liderança e coesão de equipes. ([email protected])