Com a versão da VoicerLib para Linux, lançada pela DigiVoice, fabricante de placas de voz para PC e da plataforma de desenvolvimento de aplicações, é possível o desenvolvimento de um grande número de produtos como Correio de Voz, Serviços de Disque-Denúncia, Call Center, Unidades de Resposta Audível (URA), Gravadores Digitais de Conversação e Discadores Automáticos, que podem rodar no sistema operacional de código aberto.
A ferramenta da VoicerLib nasce para atender ao mercado corporativo, que escolheu adotar o Linux pelos seguintes fatores: ter uma estabilidade operacional, sua robustez em aplicações críticas, possuir uma comunidade de desenvolvedores no mundo inteiro e por oferecer o menor custo de propriedade.
“Os governos, entre eles o brasileiro e o francês, têm incentivado a utilização e desenvolvimento de produtos que utilizem o conceito de código aberto, não só orientando suas compras para tais produtos, como também abrindo linhas de crédito para os desenvolvedores”, informa Armando Porto, diretor comercial da DigiVoice.
Porto conta também que a procura da VoicerLib em Linux por parte dos desenvolvedores de aplicações, parceiros da DigiVoice, contribuiu para que a empresa investisse no desenvolvimento da nova versão. Uma das razões por esta procura – aponta o executivo – e que o mercado vem buscando soluções para a redução de custos. “Só para dar uma grandeza do que se pode economizar com esta solução, imaginemos um Call Center com 500 posições de atendimento. Adotando uma solução Linux uma empresa deixará de gastar com 500 licenças de um sistema operacional pago. Isto pode significar aproximadamente R$ 400 mil de economia”, diz Armando.