Os serviços de Voz sobre IP prometem mudar o conceito de telefonia no Brasil, reestruturando o mercado de telecomunicações e a relação com os clientes. O mercado atualmente exige que essa tecnologia possa suportar qualidade de serviço não somente nas aplicações de dados mais clássicas como também as novas aplicações em telefonia, vídeo e as de dados de alto desempenho. Esta é a opinião de Hugo Varela, country-manager da iBasis para o Brasil.
Para Hugo Varela, a nova geração de serviços baseados na telefonia IP deve gerar uma mudança de comportamento dos usuários finais, além de aumentar a competitividade com a entrada de novos players neste mercado. Ele acredita que as estratégias de fidelidade são essenciais para que as empresas sobrevivam no mercado de redes de pacotes.
‘Primeiro, é preciso entender o mercado de telefonia IP e quais são os serviços que podem auxiliar no estreitamento de relacionamento com o cliente.
O próximo passo é o planejamento de estratégia de segmentação para a telefonia e nessa etapa é importante diferenciar o tipo de serviço para os distintos usuários finais. A partir disso, é hora de realizar mudanças necessárias na sua estrutura de customer care e marketing para atender a demanda de seu usuário sobre o novo serviço’, explica Hugo.
A tendência para a telefonia IP é a de aprimorar serviços já existentes, adicionar aplicações diferenciadas e aumentar o faturamento por assinante. Há muitos serviços sendo oferecidos no mercado atualmente, como, calling card, conferência, mensagem unificada e portais de voz. Os benefícios proporcionados ao cliente são vários, entre eles, a redução do caos nas mensagens e o aumento de produtividade.