Tales Vilar, vice-presidente do Cartão de Todos

Cartão de Todos eleva conversão em 26% com chamadas de voz via WhatsApp

Em parceria com a Zenvia, empresa também teve a redução de 50% no tempo médio das chamadas 

O Cartão de Todos, cartão de descontos com mais de 20 milhões de filiados, foi uma das primeiras empresas do mundo selecionadas para testar oficialmente o WhatsApp Calling, possibilidade de marcas e clientes conversarem por chamada de voz no WhatsApp. Após adotar a funcionalidade com a parceria estratégica da Zenvia, o cartão anunciou que conseguiu aumentar a conversão de televendas em 26%, além de alcançar a redução de 50% no tempo médio das chamadas e um crescimento de nove pontos no Net Promoter Score (NPS), indicador que mede a satisfação dos consumidores. 

Baseada em tecnologia VoIP e integrada aos contact centers da empresa, a inovação permitiu que chamadas fossem iniciadas tanto pelo cliente quanto pela equipe de atendimento, diretamente dentro da conversa no aplicativo. A experiência eliminou etapas intermediárias e evitou o uso de números desconhecidos, aumentando significativamente a taxa de resposta. 

De acordo com Homero Filho, CTO da GT7, unidade de negócios responsável pelas ações para potencializar o crescimento do Cartão de Todos, o projeto foi viabilizado a partir de uma parceria estratégica com a empresa de tecnologia Zenvia,  que aproximou a marca da Meta. “A Zenvia facilitou o acesso à equipe do WhatsApp, e isso nos colocou na vanguarda dos testes globais. A possibilidade de realizar chamadas dentro do WhatsApp eliminou barreiras comuns, como o bloqueio de números desconhecidos, e nos permitiu oferecer um atendimento mais próximo, especialmente para o público que prefere falar a escrever”.

Para Tales Vilar, vice-presidente do Cartão de Todos, esse convite reforça o posicionamento da empresa como referência em inovação acessível. “Termos sido escolhidos para essa parceria com a Meta é um marco muito importante. Estamos construindo um ecossistema em que tecnologia, proximidade e impacto social andam juntos, sempre com foco no cliente”.

Já para Gilsinei Hansen, vice-presidente de negócios e marketing da Zenvia, o maior ganho estratégico da inovação é escalar atendimento e vendas com mais proximidade e agilidade. “As chamadas de voz via WhatsApp têm o poder de transformar momentos-chave da jornada do cliente, especialmente quando há necessidade de empatia, negociação ou explicações mais detalhadas. O case com o Cartão de Todos mostra como as empresas brasileiras estão liderando esse movimento”.

De acordo com Hansen, “a Zenvia foi uma das primeiras empresas no mundo a integrar a API Beta de chamadas de voz do WhatsApp Business. A tecnologia deve ser gradualmente disponibilizada para mais companhias ao longo de 2025, e já se mostra promissora para todos os setores e portes de empresas. O canal se mostrou eficiente não só para impulsionar resultados de venda, mas também para aprimorar a experiência dos consumidores como um todo. Estamos prontos para apoiar outras empresas que queiram dar esse passo”.

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