99Pay chega a todo Brasil e ganha assistente via WhatsApp

Carteira digital amplia presença para mais de 1.300 cidades onde a 99 opera e lança recurso

0
62
Maurício Orsolini Filho, diretor da 99Pay
Maurício Orsolini Filho, diretor da 99Pay

A 99Pay, primeira carteira digital de uma empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana, amplia sua presença para mais de 1.300 cidades onde a 99 opera e também lança novo recurso: seu assistente via WhatsApp. A nova ferramenta tem como objetivo facilitar a usabilidade e trazer mais conveniência ao público que não está inserido na economia digital, seja por ter pouca familiaridade com a tecnologia ou por limitações de internet ou memória do celular. O Assistente via WhatsApp permite que o usuário faça transações da 99Pay sem precisar baixar o aplicativo da empresa.

A conexão da 99Pay via WhatsApp faz parte da estratégia da 99 de utilizar inovação de ponta para solucionar problemas reais das pessoas. O recurso garante acesso às principais funções da carteira digital, como: pagamento de boletos, transferências entre usuários e consulta de saldo. Para se beneficiar da funcionalidade não é necessário ter conta bancária nem cartão de débito ou crédito, basta ser usuário da carteira digital da 99.  O serviço é 100% gratuito.

“A tecnologia tem se provado uma aliada à democratização de vários serviços. No entanto, sabemos que muitas pessoas ficam à margem dessa democratização, seja por não serem nativos digitais, seja por enfrentarem problemas de conectividade ou armazenamento. Uma pesquisa exclusiva que fizemos com o Datafolha apontou que 21% das pessoas da Classe C encontram dificuldades para baixar nosso app por falta de memória ou velocidade do pacote de dados. Por isso, optamos por usar a nossa tecnologia, em conjunto com a tecnologia do WhatsApp, para criar soluções que diminuam esse entrave e promovam mais inclusão”, explica Maurício Orsolini Filho, diretor da 99Pay.

A solução, desenvolvida exclusivamente por meio de uma parceria entre a DiDi Labs – laboratório de inovação da Didi Chuxing, dona da 99 – e o Facebook, transforma o aplicativo de mensagens em um agente de conexão com a 99Pay. O WhatsApp funciona como uma ponte entre os usuários e a carteira digital que, por sua vez, executa a transação, adicionando mais uma camada de segurança. “Com esta inovação, a 99 amplia o acesso para que as pessoas, sem a necessidade de contas bancárias, possam desfrutar da simplicidade e eficiência do WhatsApp para utilizar a 99Pay e realizar pagamentos e transferências on-line”, complementa o executivo.

Ainda segundo Maurício, lançada em julho de 2020, “a 99Pay vem se mostrando relevante ao público e conquistou a adesão dos usuários, principalmente por não cobrar taxas de manutenção e evitar o contato físico com o dinheiro. Em um ano de existência, já registrou crescimento acumulado de 1.640% em número de usuários. Isso representou um volume de aproximadamente 8,3 milhões de transações ao longo de 12 meses”.

Atualmente, as pessoas de 26 a 33 anos estão entre os principais usuários da carteira. A praticidade e a quantidade de serviços, oferecidos dentro do ecossistema da 99 foram os principais recursos que conquistaram os usuários. A maioria das transações, 57%, foi para pagamentos de corridas, seguida de pagamentos de boletos. Na avaliação do diretor, “esse comportamento demonstra como a carteira digital tem sido uma aliada na hora de economizar e organizar as finanças”.

No ecossistema completo da 99, nas cidades onde 99Pay, 99Food e 99Pop operam juntos, cada real utilizado na plataforma passa a valer, em média, R 1,45, ou seja, uma valorização de 45%. “Isto porque, assegura Maurício, a eficiência da 99 se mostra mais completa e possibilita benefícios reais como incentivos, cashback, promoções e descontos, com o objetivo de promover acesso e tbm gerar demanda para a manutenção de uma plataforma/marketplace equilibrada. A FGV fez a pesquisa em 4 meses, analisando milhões de dados referentes a fevereiro de 2021”.

Serviços
Com a funcionalidade de Carregar via Motorista Parceiro, a inclusão de créditos na carteira, também possível por cartão de crédito, transferência bancária ou boleto, agora pode ser feita diretamente em dinheiro. O saldo é creditado imediatamente no app do passageiro. É possível ainda recarregar créditos do celular pré-pago, em dinheiro, durante a viagem. Em ambos os casos, o limite máximo é de R 100,00.

Outra funcionalidade, o Troco na Carteira permite que a diferença das corridas pagas em dinheiro possa ser devolvida na 99Pay, o que soluciona um problema comum da realidade brasileira que é a falta de troco, evitando que passageiros e motoristas parceiros tenham que se preocupar com o tema, ao mesmo tempo em que diminui a circulação de dinheiro em espécie, o que promove mais segurança física e sanitária. O valor fica disponível na carteira digital dos usuários e pode ser utilizado para pagar corridas futuras ou até mesmo contas pessoais, uma facilidade oferecida pela 99Pay.

A transferência instantânea já é uma função conhecida das pessoas. O recurso possibilita a transferência de valores entre usuários da 99Pay, algo que pode ser muito útil em vários momentos. O serviço não cobra taxas de transferência. Além disso, foi inserida na 99Pay a possibilidade de cadastrar o PIX diretamente na carteira digital e realizar e receber transferências. O Pix pode ser utilizado como uma forma de pagamento das corridas e também para as funcionalidades da 99Pay, como fazer transferências entre pessoas, por exemplo. Para o motorista, a novidade representa mais uma alternativa para o recebimento instantâneo, redução de custos de uso das maquininhas de cartões, e a diminuição da circulação de dinheiro físico.

E, por fim, o lucro na 99Pay funciona como uma bonificação diária que é acrescida ao saldo do usuário na carteira. Dessa maneira, o passageiro pode manter seu dinheiro na 99Pay, até um limite de saldo de R 5 mil, com liquidez diária e sem se preocupar com sua desvalorização.