A era do negócio próprio

Estamos prestes a presenciar uma nova era de empreendedorismo que pode aumentar significativamente o número de pequenas empresas globais e negócios independentes, de acordo com pesquisa patrocinada pela GoDaddy. O levantamento foi feito em 11 países, com mais de sete mil pessoas e 2.500 proprietários de pequenas empresas. No Brasil, ele mostrou que 68% dos respondentes esperam começar o próprio negócio nos próximos 10 anos, além dos 16% que esperam ser trabalhadores autônomos e outros 16% que esperam ter um emprego fixo juntamente a outro emprego independente. “Com a tecnologia, o empreendedor hoje é capaz de derrubar barreiras e começar a própria empresa de forma relativamente simples”, comenta Cristiano Mendes, diretor de Business Development para América Latina da GoDaddy.
A vontade em ser seu próprio chefe é particularmente maior entre a Geração Y que está se jogando no empreendedorismo em um ritmo nunca visto antes, talvez devido à alta exposição à tecnologia durante sua vida toda e uma admiração a modelos de startup. Segundo a pesauisa, 62% da Geração Y tinha um emprego fixo quando decidiu que ia começar um negócio ou se tornar um profissional autônomo, além de 75% que pretende ter seu próprio negócio nos próximos 10 anos. Igualmente relevante, os Baby Boomers não pretendem parar de trabalhar depois da aposentadoria. De acordo com a pesquisa, 61% esperam ter seu próprio negócio nos próximos 10 anos.
Ainda segundo o levantamento, 52% dos respondentes afirmam que a flexibilidade oferecida por modelos de trabalho autônomo é a maior motivação para que eles queiram trabalhar em empresas que seguem esse tipo de contratação, seguido por 28% que consideram a autonomia a maior motivação. Dentre a Geração Y, 53% prioriza a flexibilidade e 29% a autonomia. “A Geração Y não possui ambição de carreira corporativa. Para eles o mais valioso é a qualidade de vida, ou seja, trabalhar com algo que gostam e, ao mesmo tempo, poder ter tempo para os amigos e a família”, complementa Mendes.
A atual possibilidade de levantar altos orçamentos a partir de fundos de investimentos em infraestrutura digital também enxugou uma boa dose do risco de começar um novo negócio. Inclusive, 85% dos respondentes afirmam que a evolução da tecnologia facilitou na abertura de um negócio. Além disso, mais da metade (64%) preferem gerenciar suas necessidades tecnológicas sozinhos. Esses fatores também fazem com que o risco não pareça tão intimidador. Dentre os empreendedores, o fracasso é apenas mais um obstáculo no caminho, um passo necessário na evolução da criação de uma empresa. 54% dizem que tentariam novamente, caso seu negócio atual falhasse.

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