Nicole Mandil, diretora de marketing e vendas de Assim (Flora)

A experiência em resposta aos novos hábitos de limpeza no pós-pandemia

Diretora da Assim (Flora) descreve as estratégias para incrementar inovações nos produtos mantendo o equilíbrio entre eficácia e preço

Já se tornou lugar-comum os comentários sobre a maior atenção que as pessoas têm dado, depois da pandemia, aos cuidados com a higiene, mas isso impõe às indústrias um dilema que vai sendo encarado com pesquisa e criatividade. Isso porque, o aumento do nível de exigência sobre a eficácia dos produtos não é acompanhado pela predisposição do consumidor em pagar qualquer preço por isso. Atenta à isso, a Assim, marca de limpeza e cuidados de roupas e casas do grupo Flora, pertencente à J&F Participações, vem apostando no lançamentos de produtos para além do tradicional, combatendo também bactérias, mofo, manchas e odores indesejáveis, dentro da campanha “Todos podem ser ASSIM”, ou seja, com preços acessíveis. Detalhando o quadro de mudanças e sistemas de escuta ativa que permitem atuar de forma cada mais competitiva, Nicole Mandil, diretora de marketing e vendas de Assim (Flora), foi a convidada, hoje (02), da 787ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Logo de início, Nicole reforçou que todas as pesquisas confirmam a permanência e incorporação dos novos hábitos adquiridos pelo consumidor brasileiro, em função da pandemia, nos cuidados quanto à limpeza e higiene, tanto com o corpo quanto com roupas, casa, etc. Ela enfatizou o quanto isso, de forma lógica e natural, impactou as decisões da Assim no sentido de criar produtos antibactericidas, antimofo, antiodor, agregando características desejadas pelo consumidor, seja nos materiais de limpeza de superfícies, na lavagem de roupas, louças. De acordo com a executiva, a multiplicidade de canais e locais de compras dos consumidores também impactou a velocidade de inovação na indústria, pois hoje, além da inserção do digital na ação de compras, estas são efetuadas também nos pequenos comércios locais e grandes atacarejos. Isso levou à diversificação de tamanhos e tipos de embalagens e toda uma nova logística.

As mudanças impostas na atuação da empresa, mantendo e potencializando seu nível de competitividade, segundo a diretora, acontecem também por fatores socioculturais e macroeconômicos. Como exemplo, citou a independência cada vez mais precoce das novas gerações quanto às escolhas de consumo e o aumento de preferência das famílias por imóveis menores como uma das medidas de redução de custos, etc. “Com menos espaço para secagem das roupas, por exemplo, a tecnologia antimofo se tornou essencial nos produtos de lavagem, pois as pessoas acabam guardando as roupas com um pouco mais de umidade. Tudo isso tem nos levado a muito estudo e muita pesquisa para atender a todas as novas necessidades e de forma bem mais rápida.” Nesse aspecto, indagada sobre a atuação da Flora como um todo, Nicole explicou que a companhia possui várias marcas divididas em três verticais: produtos para cuidados com a pele; cuidados com os cabelos; e home care, que possui o maior portfólio do grupo, com mais de 200 produtos, tendo como carro-chefe a Minuano, seguida pela Assim. Ela aproveitou para ressaltar a preocupação na velocidade em tomadas de decisões, com um time enxuto de lideranças, como uma das características que se mantém nas três unidades.

De acordo com Nicole, a dinâmica de obtenção das informações para as tomadas de decisões é muito acentuada em relação ao que é agregado de tecnologia e conceitos nos produtos, assim como na forma de atuar em vendas e marketing. Os dados chegam tanto diretamente do consumidor, seja pelo SAC ou via redes sociais, quanto pelos pontos e promotores de venda dentro do modelo B2B de atuação da marca, além do sistema de pesquisas próprias e contratadas que vão alimentando a empresa. O esforço é consolidar tudo, transformando dados em conhecimento para os insights que geram assertividade nos produtos e na comunicação com o mercado. “Esse fluxo de informações vai gerando até novos usos e conteúdos para produtos já existentes. Como em um caso trazido por uma consumidora que descobriu como devolver a brancura do tênis do filho se utilizando do nosso sabão em barra antimanchas, criado para a limpeza de roupas. Isso reverberou bastante em nossas páginas nas redes sociais e demonstrou a escuta ativa praticada pela organização.”

Quando indagada sobre a predisposição dos consumidores na relação preço/resultado, Nicole aproveitou para mencionar pesquisa do final do ano passado, encabeçada pela Assim, mostrando que os consumidores estão muito mais preocupados com a eficácia dos produtos, mas se mostram avessos a pagar muito mais por esse benefício. “Há preocupação em economizar e também em ganhar tempo com a eficiência dos materiais, o que nos levou a criar a campanha ‘Todos podem ser ASSIM’, transmitindo que, a despeito da alta performance dos produtos, em qualidade e praticidade, eles são economicamente acessíveis. Em resumo, foi-se o tempo em que se aceitava a falta de qualidade em favor do preço baixo.”

Houve tempo ainda para responder mais questões, inclusive uma a respeito da democratização do uso da tecnologia para aprimorar o que é oferecido no mercado, elevando a competitividade, notadamente, segundo ela, em um mercado muito marcado por uma antiga fidelidade a marcas. “O consumidor está muito mais aberto à experimentação segundo seus anseios e necessidades.” Explicou também a complexidade de análise da árvore de decisão de compra do consumidor em um segmento em que há mais de duas centenas de itens no portfólio, mas que pode ser resumida, hierarquicamente, em três pilares: preço, fragrância e marca. Ainda comentou as aspectos culturais que envolvem esses pilares e suas consequências, entre muitos outros temas.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 786 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (03), com a presença de Jorge Reis, CEO da Eventim, que abordará os desafios da experiência na jornada de venda de ingressos; na quarta, será a vez de Fabio Magalhães, superintende de CX do Banco Bmg; na quinta, Rafael Cló, CEO e co-fundador da Azos; e, encerrando a semana, o Sextou tratará do tema  “Varejo: Transformação da experiência de consumo com novas tecnologias”, reunindo André Fonseca, co-fundador e CEO da Bornlogic, Fernando Farias, CEO da Gofind, Sheila Moura, diretora de varejo da Izio&Co, e Guga Schifino, diretor de novos negócios na Linx.

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