Com formação em tecnologia, Artur Tavares entrou na área de gestão de clientes por conta desse seu conhecimento. Mas, rapidamente, viu que isso não bastava. Na visão do diretor comercial para setor governamental da AES Eletropaulo, tão logo chegou na área percebeu que a tecnologia por si só não é capaz de trazer resultados. “O que conta é como as soluções são utilizadas a favor do relacionamento e da experiência de consumo. Só assim teremos ganhos para o cliente e, consequentemente, para a empresa”, afirmou o executivo durante o Forvm Aloic-Prêmio Latam, realizado hoje (29), em São Paulo, ao falar dos pontos que fazem a diferença na gestão de clientes.
Vencedor do troféu de Profissional do Ano no Prêmio Latam 2014, Tavares acrescentou que também é fundamental saber olhar para cada público com quem a empresa se relaciona – clientes, governo, varejo, parceiros. “Uma empresa possui na verdade muitos clientes. Delimitar o foco é jogar contra.” A partir dessa visão, ele coloca como fundamental saber segmentar a base para saber como lidar com cada público. Para o diretor, a segmentação especifica permite saber quem está do outro lado e o que desejam, entregando valor e gerando fidelização. “Entender o atributo de valor para cada pessoa/segmento se faz mais do que necessário”, completa.
Assim, ele coloca como importante em todo esse processo dar atenção ao cliente, inclusive, ele acredita que essa visão contribuiu, junto com outros fatores, na sua conquista na premiação internacional da Aloic – Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes. E reforçou que tem que haver sempre proximidade. “Essa é a grande palavra-chave no relacionamento com clientes. URA, website, app mobile, call center são temas do passado. Agora temos que avançar em criar valor para o cliente a partir construção do relacionamento de longo prazo”, finalizou, acrescentando que isso já vem sendo observado em muitas empresas brasileiras.