Cofundador da Bonifiq conta como funciona a plataforma que permite ao próprio varejista construir o programa de loyalty
Uma das maiores dores dos varejistas brasileiros é o alto custo de aquisição de clientes. Percebendo que programas genéricos de fidelização eram insuficientes para criar uma recorrência que diminuísse esse problema, surgiu a Bonifiq, plataforma SAS white label que permite ao varejista construir, de forma customizada, o próprio programa. Contando de que forma a empresa vem crescendo e inovando nesse mercado, Leandro Capolupo, COO e cofundador da Bonifiq, participou, hoje (14), da 1032ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Fruto de muita reflexão sobre mercado de loyalty juntamente com seus sócios, Vinicius Fagundes e Alex Camargo, durante o ano de 2022, Leandro disse que a Bonifiq iniciou as atividades no começo do ano seguinte. Depois de ouvir muitos varejistas, eles perceberam que o que tira o sono dessas empresas é um CAC (custo de aquisição de clientes) cada vez mais alto e, muitas vezes, sem obter resultados. “Dessa forma, começamos a pensar como poderíamos ajudar a, se não diminuir esse custo, aumentar o LTV (lifetime value). Nessas pesquisas, esbarramos muito nos termos retenção, recompra, fidelização, loyalty, etc., e concluímos ser necessária a criação de uma ferramenta SAS white label que permitisse a cada empresa criar seu próprio programa de fidelidade.”
Garantindo tratar-se de um diferencial nesse mercado, o executivo afirmou que a Bonifiq permite que o varejista estruture uma estratégia que respeite seu produto, público e momento. “Porque às vezes ela já está em uma curva mais madura, mais estável, mais ascendentes e tudo isso tem que ser observado. Em torno de uma simples compra existe todo um ecossistema envolvendo pós-venda, mídias sociais, etc., representando oportunidades de aproximação com o cliente. A proposta da Bonifiq é estar junto, respeitando o portfólio e o modo de operar do varejista, com um time de especialistas capacitados a ajudar a planejar, estruturar e implantar essa estratégia, acompanhando tudo para aprimorar ao longo do tempo.”
De acordo com o COO, é preciso repensar a questão do cashback, tido como uma verdade dogmática no mercado de loyalty, mas que nem sempre é a melhor alternativa para aquele determinado negócio. Tendo isso em mente, considerando esse modelo de cashback apenas transacional e com a ideia de oferecer algo mais amplo e personalizado que a BonifiQ chegou ao mercado e, segundo o empresário, já são mais de 400 programas de fidelidade ativos, impactando acima de 4 milhões de consumidores. “Há também dados que são alavancas de resultados positivos como o aumento do ticket médio, diminuição do intervalo de compra, aumento da taxa de recompra, entre outros.”
O primeiro passo do negócio, explicou Leandro, é tecnológico, acoplando a ferramenta de SAS ao e-commerce e aos sistemas do ponto de venda. “Depois, como detectamos que todos sabem o que é uma programa de fidelidade, mas poucos sabem como construí-lo, criamos uma área de sucesso do cliente, com assessoria e consultoria, porque entendemos que o ‘como’ é tão importante quanto o ‘que’ é o ‘porque’”.
Houve tempo para o executivo, respondendo à questão da audiência, assegurar que os varejistas, de maneira geral, estão procurando conhecer cada mais os clientes, o que ajuda a hiperpersonalizar a cartela de recompensas que será oferecida a cada cliente e no momento mais adequado dentro da jornada. Falou também de algumas novidades da empresa, em fase de lançamento, entre outros assuntos.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1031 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA retorna na segunda-feira (18), trazendo Helder Oliveira, gerente de martech na Embracon, que falará da adição de martech para inovar com o cliente; na terça, será a vez de Patrícia Gravalos, gerente de marketing da Camicado; na quinta, Melissa Casagrande, diretora sênior de excelência operacional e experiência com o cliente na Bloomin’ Brands; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Cultura cliente: O papel das startups na mudança de mindset”, reunindo Lucas Fonseca, fundador e CEO da beX, Eric Baravelli, especialista em CX, e Daniel Alfonso Gonçalves, head de CX da Daki.