Essa iniciativa permite que a empresa conheça seu público de maneira mais detalhada e aprimora o relacionamento da equipe com o cliente
Autor: Alberto Goulart
Como saber se, com o endereço e o e-mail do meu cliente, irei aumentar minhas vendas? Para responder a esta pergunta, afirmo que ter um cadastro de clientes é a estratégia número 1 do seu time de vendas e atendimento. Se sua empresa busca crescer e se destacar no mercado, essa é a melhor (e mais barata) forma de começar.
Trata-se de uma ação simples, rápida, objetiva e eficaz, que além de fornecer dados estratégicos para tomada de decisões, trabalha o relacionamento com seu cliente. Sim, tudo isso a partir de uma ação!
O cadastro permite que sua empresa entenda o seu público e trabalhe a conexão dele com o seu produto e/ou serviço, criando fortes laços de fidelização. Mas, para isso, tenha em mente que assim como a ação, o conceito de cadastro de cliente é rápido, prático e objetivo, ou seja, é a coleta de informações. O “pulo do gato” está em saber quais as informações coletar e como fazer isso. Apesar de parecer improvável, essa é uma grande dificuldade das empresas nos setores de venda e atendimento.
A importância de implementar o cadastro
O foco de toda e qualquer empresa é aumentar suas vendas e, consequentemente, o seu lucro. Para isso, existem diversas ferramentas e estratégias, algumas bem simples e outras mais complexas, mas o cadastro de cliente se encaixa na primeira opção. Por ser algo absurdamente simples, os resultados que ele traz são de fato surpreendentes.
Ele permite que a empresa conheça seu público de maneira mais detalhada e, durante o processo de coleta de dados, possibilita trabalhar o relacionamento da equipe com o cliente. Esse cuidado e carinho no atendimento são altamente eficazes para atingir os objetivos posteriormente.
Em posse das informações estratégicas é possível desenvolver ações de marketing e comunicação mais eficientes e eficazes, afinal estaremos ‘falando a língua’ do cliente. Indo além da questão de relacionamento e de fidelização, ter uma base de cadastro de clientes sólida aumenta o valor de sua marca, dando a ela um ativo importantíssimo: uma base de clientes estruturada, detalhada e estratégica.
Dados essenciais – o que não pode faltar em seu cadastro
É de suma importância que você avalie o seu tipo de empresa, qual o serviço e/ou produto oferece ao cliente e o que sua empresa está buscando (objetivos e metas bem definidas). Depois de ter tudo isso claro é partir para a coleta das informações e os principais dados que precisam necessariamente constar no cadastro são: nome completo, sexo, e-mail, whatsapp/telefone, endereço e data de nascimento.
Nesta etapa, ter um CRM (software de gestão de vendas) e cruzar esses dados com o histórico de vendas é uma excelente alternativa e irá colaborar muito para entender o perfil do seu cliente.
Vantagens que você nunca imaginou
- Prestação de atendimento personalizado: fale diretamente com a pessoa e de a ela uma sensação de cuidado e atenção;
- Entender e avaliar a jornada de compras: trace um perfil fidedigno de cada cliente;
- Melhorar a comunicação: fale o que o cliente quer ouvir para que ele compre mais;
- Trabalhar o pós venda da empresa: essa etapa da venda é fundamental, pois garante a recompra e a fidelização.
Mas na prática, como isso pode ser feito?
Primeiro determine os dados que precisa levantar do seu cliente, avaliando o segmento da sua empresa e os objetivos e metas traçados. Em seguida, oriente sua equipe sobre a ação e os resultados esperados e defina a forma de coleta – no momento da venda, por meio de materiais on-line, por sorteios etc. E, por fim, faça a implementação e acompanhe os resultados mensalmente. Você irá se surpreender!
Alberto Goulart é CEO PlanoCOM / head de estratégia do GrupoAG8.