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Carlos Ferrara Jr.

A jornada de encantamento em educação

Pró-reitor do Centro Universitário São Camilo mostra como a experiência do aluno vai muito além da formação

Foi-se o tempo em que uma universidade se preocupava apenas em formar o aluno e “jogá-lo” no mercado de trabalho. Hoje, o aluno passa por uma jornada que vai desde a captação, passando pela matrícula, o ensino em si, envolvendo complementos práticos e se estende até depois da formação, em um acompanhamento produtivo da carreira profissional. Um exemplo disso é encontrado no Centro Universitário São Camilo, que pensa nessa jornada preparando o estudante não para empregabilidade, mas para “trabalhabilidade”, pensando em garantir o sucesso profissional, conforme explicou o pró-reitor acadêmico Carlos Ferrara Jr., hoje (13), ao longo da 911ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Depois de falar de sua trajetória até a chegada à da gestão acadêmica, estando há 13 anos dos 60 anos do São Camilo, atuando como pró-reitor, Carlos traçou um paralelo entre o passado e o presente do setor de educação superior. Segundo ele, anos atrás, as universidades, quando recebiam um aluno, estavam preocupadas tão somente em proporcionar uma boa formação e colocá-los no mercado de trabalho. “Hoje, isso mudou bastante. Os jovens universitários vivem em um mundo cheio de complexidades, não bastando somente a ‘simples’ formação técnica. Ele precisa de apoio, competências que vão além daquelas que são inerentes ao que estudou, para exercer com sucesso sua profissão. Por exemplo, publicar artigos no LinkedIn, saber se comunicar em libras para atender pessoas com deficiência auditiva, etc. Enfim, o aluno anseia por tudo isso, mas com muito o imediatismo de se formar logo para estar no mercado ganhando dinheiro.”

Indagado se o ensino na área da saúde tem acompanhado as novas descobertas e a as tendências tecnológicas, o pró-reitor disse que esse é um grande desafio na jornada dos estudantes. Ele garantiu que não é mais possível ter na sala de aula um professor de giz, lousa, slides e falando, pois não se consegue mais a atenção do aluno. “Precisamos sempre trazer novas possibilidades, novas tecnologias. Ou seja, novas tendências para trazer o conhecimento como por exemplo, hoje utilizamos o PBL (problem based learning) que é uma nova técnica de educação por ‘problematização’ para que o aluno aprenda resolvendo o problemas na prática, projetos integradores que, enfim, mostram uma nova forma de ensinar e aprender.” E acrescentou também o desafio de cuidar do professor da instituição, proporcionando cursos de atualização e até de MBA em especialidades.

Segundo contou, o Centro Universitário São Camilo teve seu início oferecendo formação em enfermagem, nutrição e administração, sendo que há 17 anos introduziu o curso de medicina e psicologia, e de dois anos para cá integrou também os de gestão. “Só que, além de ensinar as disciplinas normais, temos hoje que, por exemplo, preparar o aluno em inteligência artificial, porque é algo que ele certamente vai usar e as empresas que estão contratando vão exigir. Por isso, nosso  objetivo é o de pensar na carreira do nosso estudante desde o dia em que ele entra, conscientes de que as mudanças  são constantes.”

Perguntado se diminuiu o déficit de 10 milhões de profissionais no mercado mundial da saúde em 2022, Ferrara contou que durante esse período de pós-pandemia o Centro Universitário São Camilo, refletindo uma tendência geral, viu as matrículas para cursos na área da saúde aumentaram muito. “Só para se ter uma ideia, nossos cursos de farmacologia e psicologia cresceram exponencialmente, além de pós-graduação em fisioterapia entre outras.” Citou também, como fator de melhora, a proliferação do EAD, que trouxe uma equidade ao acesso. Explicando como o São Camilo faz para prospectar e captar alunos, ele disse que isso se dá por meio de parcerias com as escolas do 2º grau, que realizam feiras de profissões, além de visitas monitoradas das escolas no centro universitário, para conhecer os mais de 40 laboratórios da instituição, dois centros de simulação e mais o São Camilo Open Day que abre para os alunos experimentem tudo que a universidade oferece. Uma vez feita a matrícula, uma unidade chamada Conexão Carreiras começar o trabalho de cuidar do aluno para mantê-lo motivado desde o início até a formação e a inserção no mercado.

Houve tempo para Carlos contar tudo o que envolve a jornada dos alunos, obedecendo o tripé de uma academia que é o ensino, a pesquisa e a extensão. “Enfim, tudo voltado para o aluno aprender a cuidar de pessoas, tendo nosso banco de talentos para as empresas procurarem profissionais. Pensamos na ‘trabalhabilidade’ do aluno, melhor do que falar em empregabilidade. Em resumo, tudo isso entra na jornada do aluno, a partir dos nossos cinco diferenciais: qualidade em infraestrutura, pesquisa, internacionalização, inovação em empreendedorismo e, a principal, formação humana da primeira.”

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 910  lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 2,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA volta amanhã (14), com a presença de Vanessa Bianculli, gerente executiva de sales e marketing do Melhor Envio, que abordará  a inteligência na logística de e-commerce das PMEs; na quarta, será a vez de Luís Eduardo Cascão, cofundador do Tino; na quinta, o tema “O desafio profissional diante da evolução da atividade” será debatido por indicados ao prêmio Personalidade ClienteSA 2024 – Alessandra Bertramelli Mincov, especialista em CX; Ana Carolina Ribas, head de experiência do cliente da Basf; Giuliano Generali, superintendente executivo de canais digitais do Grupo Bradesco Seguros e Roberto Madureira, diretor de experiência do cliente da Ligga; e, encerrando a semana, na sexta outros indicados ao Prêmio ClienteSA 2024 vão debater o tema “O papel do líder na consolidação da cultura cliente” – Alessandra Tosta, head de growth e líder para canais online da SKY Brasil, Danusa Correa, diretora de experiência do cliente do Grupo Energisa, Fabio Bittencourt, diretor de customer service do Grupo Carrefour Brasil e Alex Rocha, superintendente de gestão do cliente da Seguros Unimed.

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