A construção e o fortalecimento sustentado da marca podem ser a solução para pequenas e médias empresas que hoje se vêem obrigadas a entrar na guerra de preços para competir com os grandes nomes da indústria e do varejo. Essa é a avaliação do consultor Luiz Fernando Lucas, sócio da Meglio Consultoria & Design e diretor de Marketing da Abiesv (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo).
Segundo Lucas, a política de preços aviltados, praticada por alguns empresários, é arriscada e improdutiva, sacrificando a saúde financeira das empresas e reduzindo, consequentemente, a qualidade dos serviços e produtos. “A guerra de preços mina o lucro e o poder de investimento. Quem ganha com isso é o amadorismo, incentivando os aventureiros do mercado”, diz o consultor.
O diretor da Abiesv acredita que, em vez dessa prática por vezes suicida, os pequenos e médios empresários devem apostar na Imagem da Marca, ou seja, no aprimoramento da percepção individual que cada cliente possui empresa. Para isso, explica, é necessário alinhar todos os pontos de contato entre a empresa e o consumidor.
“Os diversos itens que formam a identidade corporativa, como fachada do estabelecimento, folders, website, uniformes dos funcionários e até o atendimento telefônico, devem transmitir a mesma imagem de marca, tanto do ponto de vista visual quanto escrito e verbal”, diz Lucas. Ele cita o exemplo dos comerciantes no entorno do shopping Higienópolis, em São Paulo, que investiram maciçamente em comunicação visual e aprimoramento das relações comerciais para poder competir com os lojistas do empreendimento.
Para Lucas, multiplicar os valores e diferenciais da empresa é a chave essencial para entrar no jogo das marcas e sair definitivamente da guerra de preços.
Luiz Fernando Lucas é empresário, professor de pós-graduação e palestrante. Possui graduação em Direito e pós-graduação em gestão empresarial com MBA pelo FAAP-MBA e extensão na Kogod Business School, da American University (Washington-DC, EUA). Atuou durante 10 anos em empresas industriais e de serviços, especialmente nas áreas de Estratégia, Marketing e Vendas, tendo se dedicado, nos últimos anos, ao relacionamento com clientes, gestão de marcas e imagem corporativa.