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A migração do consumidor para o digital

Cm o crescimento de brasileiros ativos no comércio eletrônico e a popularização dos aplicativos de filmes, transportes e música, o consumo digital cresce exponencialmente em números de consumidores e de transações: quatro em cada dez brasileiros portadores de cartão Visa são digitais e mais de 71 mil compras digitais aconteceram por hora no país em 2017 , aumento de 25% quando comparado a 2016. Os dados são do Score Digital, modelo estatístico desenvolvido no Brasil pela Visa Consulting & Analytics. A análise revelou ainda que mais de 50% de pessoas com cartão Visa fizeram transações online nos últimos 3 meses, crescimento de mais 30% em relação ao ano anterior.
O segmento de streaming ainda se destaca na quantidade de transações online, juntamente com o segmento de transporte, encabeçadas principalmente pela pulverização dos aplicativos de taxis e de carros compartilhados e dos serviços de compartilhamento de filmes, músicas e séries – somados representam aproximadamente 30% das transações digitais. Isso é relevante, pois são segmentos considerados porta de entrada para o consumo digital. Outra dimensão em que as pessoas costumam ser consideradas altamente digitais é a de games. Esses mesmos consumidores tendem a fazer transações digitais em outros segmentos também, e costumam ser leais às marcas que consomem.
“É importante entender quem é esse consumidor e como ele se comporta, seja para melhorar a performance de nossos parceiros, criar produtos ou explorar os canais digitais com mais eficiência”, conta Rodrigo Santoro, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics. Para entender esse perfil dos compradores digitais, o Score Digital avalia os hábitos de compras em três categorias: Low Digital, que possuem um consumo digital esporádico; Medium Digital, que já adotam esses canais no dia a dia, mas em quantidade inferior às transações em lojas físicas; e Heavy Digital, que realizam predominantemente compras no mundo digital.
Nesse cenário, temos o seguinte perfil do consumidor digital brasileiro, que já representa 40% da população:
– 43% dos consumidores são Low digital, porcentagem que diminuiu em comparação ao ano anterior (51%);
– Em relação aos intermediários, os Medium Digital representam 43%, vê-se um aumento em relação aos 39% de antes;
– 14% dos consumidores portadores de cartões são Heavy Digital, categoria que também é possível ver um aumento comparado ao do estudo anterior (10%);
– O gasto médio em transações digitais dos Heavy Digital é 3 vezes maior que dos Medium Digital. E é 8 vezes maior que o dos Low Digital, considerando apenas as transações digitais;
– Quando se considera o total de transações (digital + não digital) o gasto médio dos Heavy Digital é 2 vezes maior que dos Medium Digital. E 4 vezes maior que dos Low Digital.
“Ao avaliar o Score Digital percebemos que esse comportamento é extremamente dinâmico e a curva de crescimento está direcionada aos Heavy Digital. Reforçando a urgência de se estar preparado para as mudanças que surgirão com mais velocidade a partir da migração entre estes grupos – que já é possível notar de um ano para o outro”, completa Rodrigo.

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