A indústria de shopping centers está otimista com o período natalino. Segundo expectativa da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o aumento nas vendas deve chegar a 15% em relação ao ano passado. A ampliação na oferta de crédito, extensão dos parcelamentos decorrentes de juros menores, e o aumento no ganho médio dos brasileiros são alguns dos fatores que motivam o bom desempenho do mercado.
“Esse conjunto de fatores traz mais um elemento importante para avaliação do mercado: o acreditar. As pessoas tendem a gastar mais quando estão otimistas em relação ao quadro econômico do país”, explica o diretor-executivo da Associação, Luiz Fernando Veiga. A boa expectativa é baseada nos resultados positivos que se tem observado no setor. “O acumulado de setembro já apresentou um crescimento de 11%. Como no Natal sempre há um salto maior, acreditamos atingir facilmente o número estimado”, acrescenta.
Mais uma vez, os eletroeletrônicos devem se destacar, por representarem as compras de maior valor. “Com oferta de crédito e juros baixos no parcelamento, a tendência é que os produtos deste segmento sejam um dos líderes na lista de mais comprados, assim como o setor de telefonia, que tem como vantagem adicional o fato de o consumidor estar sempre em busca de modelos mais novos e modernos”, acredita Luiz Fernando.
Todo o otimismo do setor é refletido nas decorações e vitrines das lojas de comércio que, desde outubro já começaram a enfeitar as compras dos brasileiros, antecipando o clima natalino e, conseqüentemente, os bons resultados.