O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Abrasol e Cobra Tecnologia investem em software livre

A Abrasol – Associação Brasileira das Empresas de Software Livre, vai firmar convênio tecnológico com a Cobra Tecnologia, companhia controlada do Banco do Brasil, para desenvolver a primeira solução de gestão municipal baseada nos conceitos de software livre, conforme anúncio do vice-presidente de Tecnologia e Infra-estrutura do Banco do Brasil, José Luiz Cerqueira César, durante a Semana do Software Livre realizada no Congresso Nacional. A solução visa oferecer acesso à Tecnologia da Informação (TI) que propicie melhor gestão da arrecadação e da aplicação dos recursos municipais. “Vamos dar mais atenção aos pequenos e médios municípios pelo fato de serem os que têm mais dificuldades de acesso aos recursos de tecnologia”, afirma Sandro Nunes Henrique, presidente da Abrasol. “Com o software livre, esses municípios vão ter custo entre 60% e 70% menor que as soluções tradicionais de mercado”, completa.

O software será disponibilizado sem custo de licenças e com o código fonte aberto e livre para personalizações e deverá estar concluído até o final do ano. Na primeira fase, a solução vai atender às áreas de administração financeira, patrimonial, tributária, de recursos humanos, de atendimento ao cidadão e a de administração de projetos e suporte a decisão. Na segunda fase, atenderá às áreas de funções de gestão da saúde e da educação e de funcionalidades de geoprocessamento e deverá estar disponível no primeiro semestre de 2004.

O presidente da Abrasol comenta que estudos realizados pelo Governo Federal demonstram que o uso de TI pode melhorar o processo de arrecadação e controle de aplicação dos recursos dos governos municipais. Ele acrescenta ainda que “há casos de aumento de mais de 70% na arrecadação, graças a aplicação de controles automatizados. Adicionalmente funcionalidades como transparência das contas públicas e o uso de ferramentas de automação de escritório também estarão disponíveis, sempre dentro do modelo de software livre.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima