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Agilidade nas ações

A Medley Indústria Farmacêutica está trabalhando com uma solução para automação de vendas, que por combinar mobilidade e integração, conseguiu agilizar significativamente o tráfego de informações gerenciais e ainda melhorar o relacionamento com médicos e representantes. O sistema, implementado há um ano, utiliza o Cisfarma, software de automação de força de vendas, da 7COMm, especializada em sistemas de captura de transações e de transferência de dados, com o Pocket PC H2210 da HP.

De acordo com Pedro Balista, gerente de TI da Medley, os 300 representantes do laboratório armazenam os dados relevantes de suas visitas no Pocket PC e, depois, conectam-se, via web, com o Cisfarma, instalado no servidor da Medley para fazer o sincronismo dos dados – ou copiar dados do Pocket para o servidor e vice-versa. “Desta forma, reduzimos a defasagem na consolidação dos dados, que era de mais de 60 dias, para apenas um. Esta agilização tem sido fundamental para a tomada de decisões bem como para realizarmos ações, cada vez mais pró-ativas”, avalia.

As três equipes de representantes da Medley, divididas de acordo com as especialidades médicas, visitam, mensalmente, 60 mil médicos e mais de 14 mil farmácias, em todo o país, o que gera um volume considerável de dados a serem compilados. Para se ter uma idéia, anteriormente, a coleta dos dados era feita em cartões, tipo volantes de loteria, com código de barras do médico impresso que era preenchido manualmente e enviado por correio, duas vezes por mês. A última fase desse processo era a leitura ótica dos volantes. “A automação do envio de informações agilizou o tráfego e garantiu a disponibilidade. Entretanto, o principal ganho foi o fortalecimento do conceito de gestão, dentro da empresa”, afirma Balista.

O Cisfarma conta também com um grande banco de dados que interligado a outros setores da Medley como o de pesquisa de mercado, faturamento e treinamento de vendas, fornecendo informações valiosas para a empresa. Neste sentido, o sistema permite, inclusive, realizar levantamentos junto aos médicos para orientar o lançamento de novos produtos, obtendo os resultados quase que instantaneamente. “A solução da 7COMm permitiu ainda criar um cadastro bastante completo de todos os médicos, que inclui dados sobre o histórico das visitas, desde os estudos solicitados e os medicamentos prescritos até dados pessoais como hobby preferido”, comenta.

Além disso, agora, é possível controlar as visitas, saber se a solicitação do médico foi atendida e em quanto tempo, além de obter conceitos subjetivos, o que permite personalizar o atendimento e efetivar a construção de um relacionamento. E, ainda acessar qualquer informação, rapidamente, por meio do sistema de busca da solução.

Ainda segundo o executivo, a implantação do sistema trouxe também um resultado inesperado na área de Recursos Humanos, que foi a melhoria na motivação dos representantes, que passaram a se sentir parte da organização. “Conseguimos aproximar este profissional da empresa, o que gerou ganhos como comprometimento e melhor interação e sintonia com os valores Medley: simplicidade, informalidade, orgulho de ser Medley e credibilidade”, menciona.

A empresa possui duas unidades, uma em Campinas, que produz 6 milhões de comprimidos, cápsulas, drágeas, líquidos, pomadas e cremes, por mês e, em Sumaré, destinada à produção de antibióticos, principalmente injetáveis, cuja produção é de aproximadamente 3 milhões de unidades/mês. “O próximo passo é integrar o Cisfarma a outros sistemas da empresa para atingir um nível de integração que permita que solicitações de médicos, feitas por qualquer meio, sejam disparadas, em tempo real, para o representante, gerando uma relação de confiança ainda maior”, conclui Balista.

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