Nova pesquisa de consumo lançada pelo instituto de pesquisa Millward Brown revela que a Amazon é a principal marca Value-D do mundo. A loja virtual consegue equilibrar sua percepção de marca com sua estratégia de preço de modo eficaz, de acordo com o novo relatório intitulado ´Value-D: equilibrando desejo e preço para o sucesso da marca´.
O relatório Value-D foi criado em conjunto com a The Futures Company e mostra que no mundo pós-recessão, onde a regra é o consumo cauteloso, apenas preço não é suficiente para atrair consumidores. Em média, apenas 7% dos consumidores compram com base somente em preço, sendo que 81% consideram a marca uma razão relevante para a compra.
“Na atual conjuntura econômica, muitas marcas se preocupam se seus preços serão percebidos como sendo muito altos, o que leva à perda de negócios. Outras se preocupam se seus preços são muito baixos, levando à perda de lucro. É necessário haver um equilíbrio entre o desejo do consumidor por uma marca e o preço que ele está disposto a pagar. Esse novo relatório ajudará as marcas a enxergarem onde há deficiência e como aumentar o potencial de vendas,” disse Peter Walshe, diretor global de Brandz da Millward Brown.
A pesquisa Value-D divide as marcas em mais baratas ou mais caras. Marcas de preço baixo podem ser percebidas como sendo de “Baixo Valor” se não despertarem desejo. Por outro lado, mesmo nas categorias sensíveis a preço, marcas que geram forte desejo são percebidas como sendo de “Grande Valor”. As marcas mais caras conseguem justificar sua superioridade ou simplesmente por serem muito caras. Qualquer nota acima de 100 é considerada alta, pois indica o mix ideal de preço e desejo. Value-D é uma análise especial do banco de dados Brandz, que mede milhares de marcas em 20 países.
10 principais marcas globais Value-D | ||
Marca | Nota Value-D | Tipo de marca |
1. Amazon | 146 | Grande Valor |
2. Colgate | 133 | Grande Valor |
3. Nokia | 128 | Grande Valor |
4. Pampers | 126 | Superioridade Justificada |
5. Visa | 125 | Grande Valor |
6. Coca Cola | 125 | Superioridade Justificada |
7. Microsoft | 125 | Superioridade Justificada |
8. McDonalds | 124 | Grande Valor |
9. Nescafe | 120 | Grande Valor |
10. Lidl | 118 | Grande Valor |