Amazon é a principal marca Value-D

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Nova pesquisa de consumo lançada pelo instituto de pesquisa Millward Brown revela que a Amazon é a principal marca Value-D do mundo. A loja virtual consegue equilibrar sua percepção de marca com sua estratégia de preço de modo eficaz, de acordo com o novo relatório intitulado ´Value-D: equilibrando desejo e preço para o sucesso da marca´.


O relatório Value-D foi criado em conjunto com a The Futures Company e mostra que no mundo pós-recessão, onde a regra é o consumo cauteloso, apenas preço não é suficiente para atrair consumidores. Em média, apenas 7% dos consumidores compram com base somente em preço, sendo que 81% consideram a marca uma razão relevante para a compra.


“Na atual conjuntura econômica, muitas marcas se preocupam se seus preços serão percebidos como sendo muito altos, o que leva à perda de negócios. Outras se preocupam se seus preços são muito baixos, levando à perda de lucro. É necessário haver um equilíbrio entre o desejo do consumidor por uma marca e o preço que ele está disposto a pagar. Esse novo relatório ajudará as marcas a enxergarem onde há deficiência e como aumentar o potencial de vendas,” disse Peter Walshe, diretor global de Brandz da Millward Brown.


A pesquisa Value-D divide as marcas em mais baratas ou mais caras. Marcas de preço baixo podem ser percebidas como sendo de “Baixo Valor” se não despertarem desejo. Por outro lado, mesmo nas categorias sensíveis a preço, marcas que geram forte desejo são percebidas como sendo de “Grande Valor”. As marcas mais caras conseguem justificar sua superioridade ou simplesmente por serem muito caras. Qualquer nota acima de 100 é considerada alta, pois indica o mix ideal de preço e desejo. Value-D é uma análise especial do banco de dados Brandz, que mede milhares de marcas em 20 países.


“A equação Preço – Desejo é sempre o maior desafio da marcas. E é realmente importante uma vez que o consumidor quando pensa em marcas, deseja uma marca e depois considera o preço para decidir se deve ou não comprar. A Amazon.com domina a arte de ser uma marca confiável de quem os consumidores desejam comprar produtos. Seu preço é percebido como sendo alto, mas é o desejo gerado pela marca que atrai os consumidores. No Brasil, a melhor equação de Desejo e Preço é a da marca Colgate, que consistentemente vem buscando a diferenciação na categoria de higiene bucal” comenta Silvia Quintanilha, vice- presidente de atendimento da Millward Brown Brasil.

 


















































10 principais marcas globais Value-D


Marca


Nota Value-D


Tipo de marca


1.    Amazon


146


Grande Valor


2.    Colgate


133


Grande Valor


3.    Nokia


128


Grande Valor


4.    Pampers


126


Superioridade Justificada


5.    Visa


125


Grande Valor


6.    Coca Cola


125


Superioridade Justificada


7.    Microsoft


125


Superioridade Justificada


8.    McDonalds


124


Grande Valor


9.    Nescafe


120


Grande Valor


10. Lidl


118


Grande Valor