A telefonia celular fechou o mês de março com 89.408.719 acessos em serviço no País, ao registrar 1.343.401 novas habilitações pelo Serviço Móvel Pessoal (SMP). Do total, 71.973.979 (ou 80,5%) de acessos são pré-pagos e 17.434.740 (19,5%), pós-pagos. Foi o melhor mês de março para o serviço desde que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a registrar os dados setoriais, em 1999. O número de adesões em março cresceu 126% em comparação às 594.407 de fevereiro – um mês atípico em que as vendas baixaram a níveis registrados pela última vez só em janeiro de 2004.
Nos três meses iniciais deste ano o serviço ganhou 3.198.383 novos assinantes, 5,57% acima das 3.029.589 adesões registradas no primeiro trimestre de 2005. Nos últimos 12 meses, de abril de 2005 a março de 2006, o Brasil ganhou 17.743.964 novos assinantes – um crescimento de 30,26%.
O resultado de março manteve a tendência de crescimento da teledensidade do serviço móvel no País – de 47,47 em fevereiro para 48,14. O indicador internacional, que representa o número de telefones em serviço para cada grupo de 100 habitantes, cresceu 20,12% nos últimos 12 meses no Brasil.
Mercado – A prestadora Vivo permanece na liderança do mercado brasileiro de telefonia móvel, com 33,71% dos assinantes – uma pequena redução em relação aos 34,10% de fevereiro. A TIM mantém a segunda colocação do mercado, com 23,53% (23,52% em janeiro), seguida da Claro, com 21,75% (21,51% em fevereiro).
A Oi (Telemar) tem 12,55% (12,39% em fevereiro); a Telemig/Amazônia Celular, 5,18% (5,24% em fevereiro); a 14BrasilTelecom GSM tem 2,75% (2,70% em fevereiro). A CTBC Telecom Celular detém 0,44%, enquanto a Sercomtel Celular continua com 0,09% do mercado.
A tecnologia GSM permanece em expansão e na liderança do mercado, com 48.621.573 acessos (eram 46.009.905 em janeiro), ou 54,38% do total. A tecnologia CDMA registra 24.811.128 acessos (27,75%) e a TDMA, 15.854.590 (17,73%). A Tecnologia analógica AMPS possui apenas 121.428 acessos (0,14% do total).