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Apagão no Black Friday



A Compuware Corporation divulga o Benchmark realizado no Brasil entre 20 e 26 de novembro a fim de verificar o impacto da Black Friday no e-commece. No último dia 23 de novembro, o dia do saldão brasileiro, os tempos de respostas apresentaram aumento de mais de 300% em relação aos tempos médios normalmente observados em outros períodos. A pesquisa foi realizada com os 22 maiores sites de e-commerce, apontados pelo Alexa, no período da pesquisa, por meio a solução Gomez da Compuware.

 

O Benchmark constatou que o tempo de resposta médio antes do Black-Friday era de 5.3 segundos. Os usuários começaram a conectar-se aos sites à partir de quinta-feira, dia 22 de novembro, no período da noite, apresentando picos de acesso às 18h e também às 23h. Os tempos de respostas chegaram a níveis normais durante a madrugada do dia 23 e à partir das 7h observou-se um alto incremento dos tempos de respostas deste índice.

 

Alguns portais não foram impactados tanto quanto outros. Isto significa que algunas empresas se prepararam antecipadamente, como por exemplo, otimizando páginas, deixando-as com conteúdo menos pesado, o que permitiu melhores tempos de resposta e menos consumo de banda. Por outro lado, outras empresas foram surpreendidas pelo alto volume de acessos, o que provocou apagões e uma má experiencia aos usuários finais.

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