A tecnologia tem facilitado cada vez mais a vida das pessoas e já é possível cuidar do carro pelo celular. Desenvolvido pelo estudante do 4º semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Anhanguera de São Paulo, Jefferson da Silva Cunha, o aplicativo Renault Connect monitora os dados do veículo para ajudar o proprietário a ter um diagnóstico do carro e fazer a manutenção necessária, sem correr riscos.
Informações são enviadas para o site My Renault e a ferramenta faz a leitura dos dados, como quilometragem, consumo de combustível, problemas no airbag ou no ABS, de forma que o dono do veículo possa ser alertado sobre a necessidade de uma manutenção. Ela sinaliza ainda quais são as concessionárias, postos de gasolina ou empresas de troca de óleo mais próximas e as promoções destes parceiros.
A novidade foi premiada na categoria Indústria Automotiva, na terceira edição da maratona Hackathon, que incentiva a criação de aplicativos pelo Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Patrocinado pela Renault, o grupo ganhador, chamado de Next5, é formado pelos alunos Jefferson da Silva Cunha (desenvolvedor), Cláuffer Luiz Silva (business), William Walter Silva (business) e Flavio Assis Santana (designer), que ganhou também uma viagem para Paris, na França, onde conhecerão a sede da montadora.
“Nossa expectativa é prevenir os motoristas de qualquer imprevisto, principalmente ao pegar estradas. Durante a viagem a Paris pretendemos aprimorar ainda mais o aplicativo, que poderá estar disponível no mercado no período de seis meses a um ano”, conta Jefferson da Silva Cunha.