Aquisição de licença predomina no mercado de softwares

0
1

A Boucinhas & Campos Consultores realizou a Pesquisa de Clima Empresarial, perguntando a empresários brasileiros qual a forma de aquisição dos aplicativos (softwares) de gestão da sua empresa?

Os números indicaram que a aquisição de licença de uso e manutenção mensal é a forma utilizada por 78% dos empresários. Outros 8% apostam no ASP – Application Service Provider. Apenas 3% alugam software no formato tradicional (com aplicação não baseada em servidores de internet). E 11% afirmaram usar outras formas de aquisição dos aplicativos.

Para Raul Hara, gerente de Internet & Business da Boucinhas & Campos Consultores, “o resultado demonstra que apesar de o pagamento de licença de uso ser o de maior custo para as empresas, ainda é a forma de venda predominante entre os fabricantes”.

Segundo Hara, um pequeno sinal de mudança de paradigma está representado pelos 8% que afirmaram utilizar os aplicativos no formato ASP, aproveitando-se, assim, dos recursos da internet. “É bem provável que com o desenvolvimento da internet entre as empresas brasileiras este percentual apresente crescimento nos próximos anos”, afirma o gerente.

A pergunta é parte da Pesquisa de Clima Empresarial realizada mensalmente pela Boucinhas & Campos. Foram ouvidos 231 empresários de todo o país, sendo 74% da indústria, 11% do comércio e 15% do setor de serviços.