A Kantar Worldpanel apresenta hoje (2/05) o seu ranking Brand Footprint das marcas de consumo mais escolhidas pelos consumidores no Brasil e no Mundo. Trata-se de uma metodologia desenvolvida pela instituição que combina a penetração da marca nos lares com a frequência de compra durante o ano.
O ranking Brand Footprint revela a força das marcas de consumo em 32 países em quatro categorias: bebidas, alimentos, saúde e beleza e cuidados do lar. Para isso, o grupo desenvolveu uma métrica exclusiva chamada de Consumer Reach Point (CRP) que mede, pela primeira vez, quantos lares ao redor do mundo compram uma marca pelo menos uma vez durante o ano (a penetração) e a frequência (o número de vezes que a casa compra a marca durante o ano).
“Esse cálculo inovador auxiliará os fabricantes dessas categorias a compreender claramente seu alcance global, de fato, além de revelar as regiões que apresentam maiores oportunidades de crescimento”, explica Christine Pereira, Diretora Comercial da Kantar Worldpanel no Brasil.
Entre as marcas brasileiras, a Coca-Cola ocupa a primeira posição com mais de 650 milhões CRP. Na segunda colocação vemos a Ypê, que marcou pouco mais de 345 milhões CPR, seguida por Colgate, com quase 280 milhões de CRP.
Todas as marcas que aparecem no ranking têm uma oferta consistente no país, demonstrando capacidade de compreender e corresponder às necessidades locais, assim como investir nas redes de distribuição que atingem os consumidores mais distantes. “Contudo, todas elas ainda têm bastante espaço para conquistar mais compradores em novas regiões, novos públicos, novos segmentos ou em novas ocasiões de compra”, completa Christine.
As 10 marcas mais escolhidas, reveladas pelo estudo Brand Footprint Brasil e Global
1. Coca-Cola
2. Ypê
3. Colgate
4. Omo
5. Tang
6. Antártica
7. Qualy
8. Maggi
9. Soya
10. Nesquik
1. Coca-Cola
2. Colgate
3. Nescafé
4. Pepsi
5. Lifebuoy
6. Maggi
7. Pantene
8. Knorr
9. Lay´s
10. Dove
A pesquisa foi feita em 32 países de quatro continentes: América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, representando um universo de 823 milhões de lares.
A amostra Brasil, representa um universo de 48 milhões de lares, cobrindo 91% do potencial de consumo do país.
Confira o relatório copleto:
www.kantarworldpanel.com/brandfootprint