A Brand Finance, em parceria com a revista inglesa The Banker, analisou o movimento do sistema financeiro após a crise e divulgou estudo sobre as 500 marcas de bancos mais valiosas do mundo. Entre o total de marcas avaliadas na nova edição do “Brand Finance Global Banking 500 – 2010”, as dez mais valiosas do mundo são: HSBC (US$ 28,47 bilhões), Bank of America (US$ 26,04 bilhões), Santander (US$ 25,57 bi), WellsFargo (US$ 21,9 bi), Citi (US$ 14,36), BNP Paribas (US$ 14,0 bi), Goldman Sachs (US$ 13,88 bi), Chase (US$ 13,4 bi), Bradesco (US$ 13,29 bi) e Barclays (US$ 13,13 bi).
“Em relação aos levantamentos de 2009, as mais significativas mudanças neste novo ranking das primeiras posições referem-se à entrada das marcas Barclays, Goldman Sachs e do Bradesco – representando, pela primeira vez, a presença de um banco da América Latina na lista dos dez maiores do mundo; além da saída do American Express, ICBC e China Construction Bank, que caíram, respectivamente, para a 11ª, 12ª e 13ª posição”, afirma Gilson Nunes, sócio e CEO da Brand Finance para América do Sul.
De acordo com o executivo, o valor de mercado das 500 instituições financeiras avaliadas atingiu US$ 6 trilhões em 2010 – um crescimento de 62% sobre o ano anterior; e a soma do valor de suas marcas aumentou 49%, totalizando US$ 716 bilhões. Segundo Nunes, uma média de 12% do valor de mercado destes bancos são atribuídos às suas marcas. O estudo mostra que as marcas de bancos dos EUA e da Europa foram as mais afetadas pela crise.
Brasil amplia participação
De acordo com Nunes, o Brasil aumentou substancialmente a participação no rol das 500 marcas mais valiosas do mundo. De oito marcas nacionais em 2009, a lista deste ano pulou para 10. Entraram BM&Bovespa, Redecard e BIC Banco, e saiu o Banco Panamericano. A soma total do valor das marcas brasileiras subiu de US$ 18,28 bilhões para US$ 30,16 bilhões em 2010, um crescimento de 65%; e o valor de mercado das empresas cresceu 139%, ou seja, o montante saltou de US$ 91 bilhões em 2009 para US$ 217 bilhões em 2010.
O maior destaque do país na nova edição do “Global Banking 500” cabe ao Bradesco, a marca mais valiosa do Brasil e da América Latina, que registrou crescimento de 72,7% . Do 12º lugar na edição anterior, Bradesco saltou para o 9º lugar. O segundo melhor resultado em termos de ranking foi para o Banco do Brasil, que saiu da 36ª para a 26ª posição , com crescimento de 133,6%. Os demais bancos registram, também, crescimento elevado, como Itaú, 23,6%; Unibanco, 22%; Nossa Caixa, 65,8%; Banrisul, 67,4%; e Banco do Nordeste, 138,8%.
Por ordem de valor, as marcas mais valiosas de bancos brasileiros são: Bradesco (US$ 13,29 bilhões, 9ª posição mundial); Itaú (US$ 6,91 bilhões, 25ª posição), Banco do Brasil (US$ 6,69 bilhões, 26ª posição), Unibanco (US$ 1,85 bilhões, 80ª posição), Nossa Caixa (US$ 440 milhões, 232ª posição), Banrisul (US$ 284 milhões, 311ª posição), Banco do Nordeste (US$ 220 milhões, 349ª posição), BM&FBovespa ( US$ 176 milhões , 398ª posição), Redecard (US$ 159, 419ª posição) e BIC (US$ 118 milhões, 490ª posição). Em relação ao ranking de 2009, Bradesco subiu 3 posições, Banco do Brasil 10, Itaú caiu 3, Unibanco caiu 12, Nossa Caixa manteve a posição, Banrisul caiu 4 e Banco do Nordeste subiu 106 posições.