NG Trends avaliou as preferências deste público no cenário global para gerar insights sobre redes sociais, apps e engajamento
Se cada rede social tem suas particularidades e públicos específicos, o grande destaque de 2022 foi a rede social mais “cool” da GenZ, o BeReal. Criada na França como uma rede “anti-social”, o BeReal quer quebrar a artificialidade muitas vezes presente nas demais plataformas e trazer mais naturalidade e verdade nas interações online. A rede possuía apenas 1.8 milhões de downloads em 2021, mas em 2022 cresceu exponencialmente para mais de 70 milhões. Em números de downloads, o Brasil é o 7º país com maior adesão ao BeReal. As informações constam do “NG Trends”, estudo realizado pela NG Cash, app financeiro dedicado aos jovens do Brasil.
De acordo com Victor Trindade, cofundador da NG Cash, o levantamento buscou avaliar a partir de análises sobre as principais tendências e comportamento da geração Z, buscando oferecer insights e direcionamentos sobre o que deve estar no radar das marcas que querem se conectar com esta geração. “Nesse sentido, o TikTok continua sendo uma das redes sociais mais usadas pela geração Z, mas vale ficar atento para o Discord, que se destacou no interesse deste público comparado às gerações anteriores”.
Segundo o estudo, mais de 40% dos gastos dessa geração é com games e essa plataforma foi feita para eles. E, assim como em 2019, em que redes sociais como Instagram, Meta e YouTube rapidamente adotaram o novo formato proposto pelo então inovador TikTok, em 2023 é o TikTok que está se adaptando para competir com o BeReal, criando o TikTok Now.
O ano também consolidou ainda mais a tendência de conteúdos em vídeo. E com o crescimento desse formato, principalmente dos vídeos curtos, cresceu também o uso de aplicativos para edição de vídeos direto no celular. Um exemplo é o app CapCut que já conta com vários efeitos que antes só eram possíveis serem feitos no computador e por alguém com bastante experiência com esses softwares. Uma das ferramentas que ele oferece é o efeito de tela verde em que é possível remover o fundo de um vídeo com 1 click. O sucesso foi tão grande que agora o CapCut é parceiro oficial do TikTok com integrações diretas entre os dois apps.
Na concepção de Victor, “um ponto que vale ressaltar é a incógnita que paira sobre o futuro do Twitter após um conturbado 2022. Alterações nas políticas de uso, revoltas de usuários e debandada de investimento de marcas podem indicar um ano de reconstrução da rede social”.
Conexão genuína
Segundo o executivo, “seja fazendo parte das trends ou dos formatos que estão bombando nessa geração, as empresas que conquistam este público estão criando ações interligadas com seus interesses e circulando entre os assuntos que naturalmente vão aparecer na timeline dessas pessoas. Elas são criadas com o intuito de parecer apenas mais um conteúdo da timeline e não uma quebra deles. Além disso, marcas que potencializaram ideias elaboradas por creators favoritos dessa geração também se destacaram, criando uma relação de fidelidade com essas empresas apoiadoras”.
Já em relação aos segmentos, ao analisar as marcas que mais se destacaram com a GenZ em 2022, 30% delas são relacionadas diretamente com o setor de Games, o que confirma a força do setor com os jovens. O setor de Food and Beverages (Comidas e Bebidas) também têm um grande impacto na Geração Z, sendo consistemente um dos segmentos com mais marcas entre as mais curtidas por este público.
Outra tendência que segue em crescimento são as sociedades com influenciadores. O formato de media for equity tem sido uma estratégia bastante utilizada por diversos mercados em que as empresas buscam sócios que saibam se comunicar e agreguem valor para a marca.
Quais são as particularidades?
Victor, que também o criador do Neagle, canal com mais de 8 milhões de inscritos no YouTube, destaca dois principais pontos que as marcas devem se atentar se querem se aproximar dessa geração. A primeira delas é a agilidade. “Essa geração está acostumada com consumo rápido e tudo pode mudar em questão de dias. Por isso, é importante estar atento aos temas que estão bombando e agir rápido para não perder o timing”. Em seguida, surge a questão da proximidade: “A Geração Z não curte quando algo parece artificial ou forçado. Nesse sentido, humanizar a marca é muito importante. É essencial fazer parte, de fato, do dia a dia e do consumo dessa geração. Caso contrário, em menos de 3 segundos eles vão pular a sua publicidade”.
De acordo com Antônio Nakad, CMO da NG Cash, “em 2023 veremos o YouTube buscando a primeira posição como plataforma para consumo de vídeos curtos, mas, dado que TikTok e Instagram seguirão investindo fortemente nessa direção e o YouTube deve acelerar a adesão aos shorts.