O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Jan Riehle, CEO e Fundador da B4A

As tendências de consumo em beleza

Estudo “Beauty Plan” 2022 aponta a propensão de compra por gênero, produtos e canais

Em 2022 deverá haver um enfraquecimento dos canais físicos de compra e maior disposição dos consumidores na busca de marcas mais baratas para economizar.  Essas são algumas das tendências no mercado de beleza apontadas pela Beauty Plan 2022, pesquisa anual realizada pela beauty-tech B4A, visando acompanhar as transformações no comportamento dos consumidores e auxiliar marcas de beleza a se tornarem digitais e direct-to-consumer, 

Procurando entender o que influencia a decisão na hora da compra, notou-se que mulheres mais velhas costumam dar mais importância para a opinião de especialistas. Em 2021, 56% afirmou considerar a avaliação dos dermatologistas na hora de escolher um produto ou marca, seguido de amigas(os), com 45%, e reviews na internet, com 44%. 

Para os homens, os sites especializados são os principais influenciadores na hora de adquirir um produto, com 47% das respostas, e, em seguida, estão os dermatologistas, 43%. A influência dos criadores de conteúdo digitais cresceu bastante, 8% dos entrevistados listaram a importância dos influencers na hora da compra em 2021. Neste ano, esse número saltou para 16%.

“Cesta básica” da beleza
Após entender a tomada de decisão, o estudo buscou compreender quais são os produtos que fazem parte da “cesta básica” de beleza, ou seja, itens que mais de 50% da amostra geral considerou indispensáveis, mesmo em momentos de economia. A “cesta” das mulheres contará com: shampoo e condicionador (81%), produtos para cuidados dos fios (61%), sabonete (59%), filtro solar facial (52%), cosméticos para limpeza facial (56%) e perfume (51%).  A cesta cresceu em relação ao ano passado com a chegada do perfume, em consequência da retomada de atividades presenciais. Um caso curioso é que a maquiagem ficou de fora pelo segundo ano consecutivo. 

Ainda que a “cesta” masculina seja mais enxuta que a feminina, os homens também não abrem mão de alguns produtos essenciais. Em 2022, eles pretendem investir em: shampoo e condicionador (81%), perfume (63%) e produtos para limpeza do corpo (59%).  O estudo indica que os consumidores estão mais abertos a procurarem marcas mais baratas para economizar: 59% demonstraram disposição para fazer a troca de produtos, principalmente com itens de cabelo (62% das pessoas dispostas). 

Canais de compra
Houve um aumento de gasto mensal por pessoa em relação a 2021, neste ano o investimento deve ser em torno de  R$ 51 a R$ 200 para mais de 60% da amostra. A compra de produtos aumenta conforme a renda dos entrevistados. 

Os canais de compra tiveram mudanças significativas de público nos últimos dois anos, com a diminuição da força dos canais físicos, mesmo com a retomada de algumas atividades presenciais. Ainda assim, as lojas físicas da farmácia e da perfumaria, nesta ordem, seguem como os postos de compra mais procurados pelas mulheres. Além disso, aumentou a relevância das consultoras e revendedoras, que subiram 2 posições, se estabelecendo como 3º canal mais utilizado neste ano. O quarto e quinto lugar ficaram, respectivamente, com a perfumaria online e o supermercado (loja física).

No caso dos homens, os canais mais utilizados são as farmácias loja física (67%), seguido dos sites especializados em produtos e cosméticos (54%), e em terceiro e quarto lugares ficam os supermercados (53%) e lojas físicas especializadas (32%), nessa ordem.

Homens e mulheres ainda estão distantes dos números vistos antes da pandemia, mesmo com a retomada de algumas atividades presenciais em 2021. Notou-se, por exemplo, a menor procura por lojas de marcas próprias para ambos os públicos. 

“Percebemos uma mudança interessante nos canais de compra. Para auxiliarmos as empresas e profissionais da beleza em geral a se aprofundarem e conhecerem mais os hábitos do seu público alvo, temos o B4A Connect, serviço de inteligência que permite que nossos parceiros, marcas de beleza, obtenham respostas precisas sobre os clientes. Por ano, atendemos mais de 200 marcas no Brasil a partir de uma solução customizada”, comentou Jan Riehle, CEO e Fundador da B4A. 

Características da sondagem
A pesquisa foi realizada a partir do módulo B4A Data Connect, da plataforma B4A Connect, criada pela empresa para integrar diversas soluções voltadas para o ecossistema de beleza digital no Brasil. O estudo contou com a participação de mais de 16 mil pessoas das regiões norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste do país, entre 1º de dezembro de 2021 e 4 de janeiro de 2022. A sétima edição do Beauty Plan ouviu mulheres predominantemente da faixa etária de 18 a 25 anos, enquanto a masculina gira em torno de 33 e 45 anos. Ambos os gêneros tiveram uma participação mais ativa nas regiões sul e sudeste do país, com cerca de 60% dos entrevistados.

“O Beauty Plan fornece um norte para todo o setor de beleza. As marcas recebem uma base sólida de informações para tomar decisões estratégicas baseadas em previsões mais realistas. Já os consumidores revelam suas necessidades e expectativas em relação a produtos de cuidados pessoais”, concluiu o executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima