O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Atividade do comércio abre ano em queda

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 9,6% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês em 2015. Foi a maior retração interanual do comércio varejista desde o tombo de 11,2% observado em abril de 2002 (na comparação interanual contra abril de 2001). Em relação ao mês de dezembro do ano passado, já efetuados os ajustes sazonais, a retração da atividade varejista em janeiro de 2016 foi de 1,1%.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a forte retração do movimento dos consumidores no comércio neste primeiro mês do ano prenuncia que, a exemplo do que foi o ano passado, 2016 deverá ser mais um ano de dificuldades para a atividade varejista. Juros altos, desemprego em ascensão e inflação elevada, que afetaram negativamente o comércio no ano passado, ainda continuarão presentes em boa parte do ano de 2016.
 
Com exceção do segmento de combustíveis e lubrificantes, que cresceu 3,8%, todos os demais segmentos do varejo nacional registraram retração no primeiro mês de 2016 em relação a janeiro do ano passado: veículos, motos e peças (-20,4%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-15,3%); móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (-13,1%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-6,7%); material de construção (-2,4%). Já na passagem de dezembro de 2015 para janeiro de 2016, efetuados os devidos ajustes sazonais, as variações mensais foram: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,0%); combustíveis e lubrificantes (-0,2%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,4%); veículos, motos e peças (3,0%); móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (3,9%); material de construção (4,3%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima