Atividade do comércio acelera em outubro

0
2



O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio cresceu 1,6% no mês de outubro em relação ao mês anterior, já descontadas as influências sazonais. Este resultado positivo do mês de outubro foi puxado pela alta de 1,7% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,9% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, tendo em vista as condições de crédito favoráveis que o consumidor ainda tem encontrado ao adquirir tais produtos.

 

Na direção contrária, pesaram negativamente, em outubro, os recuos de 0,2% da atividade varejista do setor combustíveis e lubrificantes bem como do setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. É possível que o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios esteja com o seu desempenho afetado pelo fenômeno “La Niña”, que tem mantido as temperaturas mais baixas nesta época nas regiões Sul e Sudeste, prejudicando a comercialização das coleções de verão.

 

A aceleração da atividade do comércio durante o mês de outubro confirma a tendência da consolidação dum ritmo de expansão consumo mais acentuada neste último trimestre de 2010, sinalizando que o Natal deste ano deverá registrar um excelente desempenho em termos de vendas do varejo, salientam os economistas da Serasa Experian.