Aumenta volume de cheques devolvidos em outubro
Apesar do aumento de 6,27% no volume de cheques devolvidos em outubro, 2.849.386 devoluções, houve queda de 14,61% nesse tipo de inadimplência se comparado a outubro de 2005. O estudo realizado pela Equifax, empresa fornecedora de soluções para gestão de negócios, indica que também houve retração de 2,61% no volume de cheques sem fundos nos dez meses acumulados do ano em relação a igual período do ano anterior.
De acordo com o coordenador do Centro de Conhecimento Equifax, Alcides Leite, o aumento do volume de cheques devolvidos em outubro deste ano deve-se a um efeito estatístico, uma vez que tem como base de comparação o mês de setembro, quando houve forte queda deste indicador. “Em relação a outubro de 2005 e ao acumulado de janeiro a outubro do ano passado, os resultados de outubro deste ano indicam queda na inadimplência, resultado de aumento da renda familiar, recuo da inflação, redução dos juros e queda do desemprego registrados ao longo do ano”, completa.
O estudo da Equifax também revela um aumento de 7,% em relação a setembro, e de 3,67% em relação a outubro de 2005. Em outubro deste ano foram registrados 711.550 protestos, contra 664.662 do mês anterior. Em outubro do último ano foram 686.365 protestos. Alcides diz que, ao contrário do que ocorreu com o volume de cheques devolvidos, a quantidade de protesto continuou crescendo no segundo semestre de 2006, vindo a recuar somente no mês de setembro.