De acordo com a última pesquisa Global de Fraude e Identidade, realizada pela Experian, 85% dos brasileiros que realizaram transações bancárias online em 2018 consideram a facilidade de navegação na plataforma e a visível demonstração de segurança (como login e senha, alertas) os elementos mais importantes nas interações com as instituições financeiras. Se comparado aos outros países ouvidos no estudo, Brasil e Colômbia são os que mais dão importância a todos os quesitos perguntados. Para este levantamento, a companhia ouviu mais de 10 mil consumidores e mil empresas em 21 países.
Ainda relacionado à questão da segurança, 82% dos brasileiros disseram obter facilidade ao reportar perda ou roubo de cartões e suspeitas de fraude, 78% mencionaram a biometria, 77% gostam da possibilidade de visualizar múltiplas contas com um único login e 76% se sentem mais seguros com a confirmação instantânea de um número para transação. Em relação ao uso de tecnologias mais avançadas de autenticação, a biometria liderou as respostas no quesito confiança em relação à segurança das operações de online banking, 76% mencionaram o reset de senha quando solicitado e 74% o bloqueio de senha após várias tentativas erradas.
“O investimento feito pelo setor teve reflexo direto e positivo na visão dos consumidores e isso pode ser comprovado uma vez que 32% dos brasileiros entrevistados disseram que ´confiam totalmente´ nas instituições financeiras”, diz o diretor de Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Eduardo Castro. No cenário global, o nível de confiança nas instituições financeiras chega a ser três vezes maior do que em lojas de varejo online (sites e aplicativos). No Brasil, a diferença chega a 19 pontos percentuais (2,5 vezes maior).