Banco digital

De acordo com a última pesquisa Global de Fraude e Identidade, realizada pela Experian, 85% dos brasileiros que realizaram transações bancárias online em 2018 consideram a facilidade de navegação na plataforma e a visível demonstração de segurança (como login e senha, alertas) os elementos mais importantes nas interações com as instituições financeiras. Se comparado aos outros países ouvidos no estudo, Brasil e Colômbia são os que mais dão importância a todos os quesitos perguntados. Para este levantamento, a companhia ouviu mais de 10 mil consumidores e mil empresas em 21 países.
Ainda relacionado à questão da segurança, 82% dos brasileiros disseram obter facilidade ao reportar perda ou roubo de cartões e suspeitas de fraude, 78% mencionaram a biometria, 77% gostam da possibilidade de visualizar múltiplas contas com um único login e 76% se sentem mais seguros com a confirmação instantânea de um número para transação. Em relação ao uso de tecnologias mais avançadas de autenticação, a biometria liderou as respostas no quesito confiança em relação à segurança das operações de online banking, 76% mencionaram o reset de senha quando solicitado e 74% o bloqueio de senha após várias tentativas erradas.
“O investimento feito pelo setor teve reflexo direto e positivo na visão dos consumidores e isso pode ser comprovado uma vez que 32% dos brasileiros entrevistados disseram que ´confiam totalmente´ nas instituições financeiras”, diz o diretor de Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Eduardo Castro. No cenário global, o nível de confiança nas instituições financeiras chega a ser três vezes maior do que em lojas de varejo online (sites e aplicativos). No Brasil, a diferença chega a 19 pontos percentuais (2,5 vezes maior).

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Os bancos brasileiros atingiram, em 2016, um volume superior a 2 milhões de contas bancárias 100% abertas por dispositivos móveis. É o que revela estudo da M2sys. O levantamento é uma projeção com base em informações divulgadas pelos principais bancos tradicionais e dos novos bancos de varejo “sem agência”, além de dados do Banco Central.
A própria M2Sys atua como fornecedora de uma plataforma de tecnologia em nuvem, por meio da qual diversos bancos oferecem formulário para a abertura de contas via smartphone e recebem em seus data centers os pacotes com a documentação digital para estas operações já devidamente conferidos e certificados. Por meio desses serviços, os bancos clientes da M2Sys atingiram, em outubro último, uma média diária de 10 mil contas abertas por smartphone, média esta que vem se mantendo nos primeiros meses de 2017.
De acordo com Márcio Guariente, diretor da M2sys, um dado surpreendente do estudo é o grande número de usuários que usa o horário noturno ou os finais de semana para acessar e usar os formulários de abertura de contas oferecidos pelos bancos clientes da empresa. “No nosso sistema, nada menos de 60% dos documentos são enviados pelo usuário entre as seis horas da tarde às quatro da madrugada ou entre sábado e domingo”, afirma o executivo.
Na visão de Guariente, ao longo de 2017 haverá um crescimento expressivo do modelo de abertura móvel de contas no Brasil, ao mesmo tempo em que se aprofundará a tendência de estagnação ou redução do número de postos de atendimento físico. “Nossa previsão é de que, ao final deste ano, o Brasil contabilize algo em torno dos 8 milhões de contas 100% digitais que serão abertas só nos cinco maiores bancos de varejo e em outras 5 instituições desse tipo, cujo modelo de negócios é o de relacionamento e transações apenas por internet e por dispositivo móvel”, afirma o diretor.

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