Três bancos ocupam as primeiras colocações no Ranking Interbrand das Marcas Mais Valiosas do Brasil. Depois dos bancos, o setor siderúrgico é o que apresenta posição mais marcante. A pesquisa, que está em sua quinta edição, é realizada pela Interbrand, consultoria internacional de avaliação de marcas. Em primeiro lugar, pela quarta vez consecutiva, está o Banco Itaú, cujo valor da marca é de R$ 8,076 bilhões, seguido do Bradesco, com R$ 7,922 bilhões e do Banco do Brasil, com R$ 7,772 bilhões. As três primeiras colocações obedecem à mesma ordem das apresentadas na última edição da pesquisa, em 2005.
Já as cervejarias e fabricantes de refrigerantes não constam do ranking, nesse ano, uma vez que a internacionalização permitiu uma entrada de capital estrangeiro maior do que o estabelecido pela metodologia da Interbrand. De acordo com Alexandre Zogbi, diretor de avaliação de marcas da Interbrand, os principais critérios utilizados pela Interbrand na pesquisa são: ser empresa com capital majoritariamente brasileiro, ser listada em bolsa ou ter publicação regular de suas informações financeiras ao mercado, interagir com o consumidor final e apresentar resultados financeiros positivos.
Para Alexandre, entre os fatores que mais contribuíram para a valorização da marca Itaú destacam-se os resultados financeiros crescentes e consistentes, a consolidação progressiva das operações como um banco múltiplo sob a marca corporativa Itaú e a bem-sucedida incorporação das operações do BankBoston às do Personnalité, aumentando a participação do banco nos segmentos de média e alta renda. Além da expansão internacional das operações no Chile, Uruguai e Argentina e à atuação do banco em ações ligadas à sustentabilidade.
Depois de ocupar a sexta colocação no ranking de 2005, a Petrobras subiu duas posições, passando ao quarto lugar, com R$ 5,738 bilhões. Além dos expressivos resultados operacionais, a estratégia de internacionalização tem ampliado consistentemente a presença da marca em novos mercados. Em quinto lugar, com R$ 4,341 bilhões, está o Unibanco, que ocupava a nona posição na pesquisa anterior. Apesar das consolidações no mercado financeiro das quais não tem participado, a sua marca continua a merecer o reconhecimento e a confiança dos correntistas, o que o torna o quinto maior banco do país.
A única empresa de bens de consumo a integrar o Ranking Interbrand das Marcas Mais Valiosas do Brasil é a Natura, que, nessa edição, desceu duas posições, com um valor de marca de R$ 4,338 bilhões. Para Zogbi, a previsão é de que, “mantido o atual ritmo de IPO´s no Brasil, teremos mais chances de ver novos nomes de empresas de bens de consumo ou serviços nos rankings dos próximos anos”, adianta.
Como prova de que a valorização de uma marca não depende exclusivamente de seus resultados financeiros, a TAM, mesmo depois do acidente com o vôo 3054, consegui subir no Ranking Interbrand das Marcas Mais Valiosas do Brasil, passando da décima colocação em 2005, para a oitava, em 2007 (com valor de marca de R$ 881 milhões), desbancando a Gol, que em 2005 ocupava a oitava colocação, mas que, neste ano, se quer está entre as dez mais valiosas.
Este ano, o setor de siderurgia, que antes não integrava o ranking, teve forte presença, com duas siderúrgicas e uma mineradora entre as dez mais valiosas. A Companhia Vale do Rio Doce, agora simplesmente Vale, depois da mudança de marca, ocupa a sétima colocação, com R$ 2,871 bilhões. Em nona colocação, está a Gerdau, com R$ 681 milhões, e, em décima posição, a Usiminas, com R$ 626 milhões.
Ranking Interbrand das Marcas Mais Valiosas do Brasil – 2007 | |||
Posição | Marca | Segmento | Valor da Marca (R$ milhões) |
1 | Itaú | Financeiro | 8.076 |
2 | Bradesco | Financeiro | 7.922 |
3 | Banco do Brasil | Financeiro | 7.772 |
4 | Petrobras | Energia | 5.738 |
5 | Unibanco | Financeiro | 4.341 |
6 | Natura | Bens de Consumo | 3.338 |
7 | Vale | Mineração | 2.871 |
8 | Tam | Transporte | 881 |
9 | Gerdau | Siderurgia | 681 |
10 | Usiminas | Siderurgia | 626 |