O BankBoston firmou acordo com a IBM para prestação de serviços de outsourcing. Pelo contrato a IBM passa a operar e gerenciar os serviços e segurança do data center, de Lan/wan, além da contingência do banco. Para o BankBoston, esta iniciativa é resultado de sua busca por alternativas, que possam oferecer a seus clientes ainda mais qualidade em atendimento, produtos e serviços.
“Este movimento, pioneiro no mercado financeiro para instituições do nosso porte, irá proporcionar as condições que precisamos para acelerar nosso crescimento, mantendo a qualidade do atendimento que oferecemos aos nossos clientes, com um custo de infra-estrutura tecnológica menor”, afirma Natalísio Almeida, CIO do banco.
Os serviços fornecidos incluem desde a transferência da infra-estrutura de Tecnologia da Informação (TI) para Hortolândia; manutenção de hardware; licenças e manutenção de software básico; monitoramento de todo o ambiente operacional; operação e produção em dois data centers; suporte técnico; monitoramento e operação da rede WAN até o controle de acesso lógico; gerenciamento de incidentes de segurança da operação de data center; controle de segurança física; segurança de infra-estrutura de rede; firewall; proxy; suporte de segurança (Information Security Advisory); projetos de segurança; monitoramento e resposta a tentativas de intrusão.
No que se refere às auditorias de processos de segurança, o contrato prevê a participação da IBM na revisão de processos, ISO9001, além de auditorias externas, a serem realizadas por empresas da área pré-definidas pela IBM e BankBoston.
Na visão de negócios da IBM, o BankBoston possui um potencial de crescimento substancial o que permitirá que as duas companhias cresçam juntas, aumentando a participação no mercado. “Temos certeza de que a abrangência desta parceria dará maior liberdade ao BankBoston para concentrar suas ações na atividade-fim,” avalia Wagner Guedes, diretor de serviços da IBM Brasil.