Daniel Costa, co-founder e chairman da empresa, focará totalmente nas áreas de negócios e parcerias estratégicas do dia-a-dia da empresa;, enquanto Luciana Carvalho assume como CHRO
A Blip, empresa global de tecnologia com foco em IA conversacional, anunciou que Daniel Costa, co-fundador e chairman da empresa, passa a ter em seu escopo um papel ainda mais estratégico que é o de impulsionar os grandes negócios e expansão internacional da marca, passando o bastão da liderança da área de pessoas. O executivo atuará na linha de frente da conexão com ecossistema, investidores, parceiros e clientes, sem deixar de apoiar e ser um dos embaixadores da cultura da empresa. Daniel, que nos últimos 4 anos esteve como C-Level em people operations estruturando a companhia no salto de 150 para para mais de 1500 pessoas com 4 escritórios em 3 diferentes países, segue na presidência do Conselho de Administração.
Com isso, outra novidade anunciada é que Luciana Carvalho, ex-Ambev, Movile, Sinch e cofundadora da Chiefs.Group, passa a ocupar a cadeira de CHRO na Blip. A executiva chega para dar ainda mais robustez à frente de pessoas. A expectativa da empresa é dobrar a receita no exterior este ano, enquanto o faturamento no Brasil deve aumentar 40%.
Luciana tem mais de 15 anos de experiência em recursos humanos, com papel na construção de culturas de alta performance e empresas com rápido crescimento. Para além do RH, a executiva já esteve em cadeiras de Conselho de Administração de companhias nacionais e multinacionais de capital aberto e liderou áreas como comunicação externa e performance. Também é investidora-anjo de startups e, antes de fundar a Chiefs.Group, atuou na Ambev, Sinch e Movile.
Na Blip, a executiva irá liderar um time de mais de 70 pessoas, cuidando de iniciativas voltadas aos mais de 1500 Blippers – como são chamados os colaboradores da empresa. “Estou muito animada em fazer parte de uma companhia que não para de crescer e está transformando o mercado global de tecnologia com sua solução de Inteligência Artificial Conversacional. A minha chegada tem como objetivo a evolução da área de People, para que sejamos um habilitador do crescimento da Blip, através de uma cultura de alta performance.”
Estratégia rumo à expansão e IPO
Estas duas movimentações anunciadas pela Blip possuem relação direta com a estratégia de novos negócios e expansão da companhia, incluindo o objetivo de realizar um IPO. Na nova posição que assume, Daniel será responsável por ser um catalisador para as áreas de vendas e parcerias, trabalhando de forma conectada e cross com os executivos Juliano Braz, VP de vendas, Philemon Mattos, diretor do ecossistema de parceiros na Blip e com Francine Rosset, diretora de marketing da empresa.
“Essa decisão é fundamental para o momento que a Blip vive, com escritórios no Brasil, México e Espanha, além de clientes em mais de 33 países. Focarei no que um empreendedor faz de melhor: relacionar-se com os stakeholders e tomadores de decisão de grandes oportunidades na Blip, colaborarei também em desenvolver e fortalecer ainda mais a comunidade de aliados e parceiros para o nosso negócio. Sempre estive envolvido em decisões estratégicas da Blip, mas agora assumo isso de forma mais explícita e diária junto aos demais C-levels”, explicou Daniel.
Um dos principais papéis de Daniel será tornar a Blip uma companhia ainda mais atrativa para investidores. “Temos em nossa esteira de negócios o desejo de fazer um IPO nos próximos anos e com essa nova posição eu estarei dedicado e totalmente comprometido na execução da estratégia junto a operação global e novas oportunidades. Conhecer a empresa desde o Day One e o peso de Co-Founder sempre impulsiona resultados com todos os stakeholders”.