A MasterCard anunciou os resultados operacionais de todo o ano de 2009 e do quarto trimestre na América Latina e Caribe, reportando crescimento para os programas MasterCard e Maestro. Durante todo o ano de 2009, portadores de cartões MasterCard na América Latina e Caribe usaram os cartões (excluindo as marcas Cirrus e Maestro) em 2,5 bilhões de transações de compra e saque, o que gerou volume bruto em dólares (GDV) de US$ 177 bilhões, acréscimo de 9,5% moeda local na comparação com o mesmo período de 2008. O GDV representa a soma do volume de compras em espécie, do impacto da transferência de saldos e dos cheques de conveniência. Além disso, o volume de compras em moeda local na América Latina e Caribe atingiu US$ 98 bilhões em 2009, 11,7% a mais quando comparado com o ano de 2008.
“Conseguimos entregar sólidos resultados, o que se deve à nossa capacidade de satisfazer as necessidades locais dos clientes, trabalhar com parceiros apropriados, oferecer produtos adequados, e principalmente, estar em posição privilegiada para atender à essas necessidades”, comenta Richard Hartzell, presidente da MasterCard para a região da América Latina e Caribe. “Em 2010, nós trabalharemos para continuar a entregar produtos que tornam a vida do consumidor mais fácil, por meio de conveniência, segurança e valor agregado”, completa.
No quarto trimestre de 2009, os portadores de cartões MasterCard da América Latina e Caribe usaram os cartões da bandeira (excluindo as marcas Cirrus e Maestro) em 676 milhões de transações de compra e saque, o que representou um crescimento de 6,3% em moeda local na comparação com o mesmo período de 2008. O volume bruto em dólares (GDV) totalizou US$ 54 bilhões, 12,1% superior ao mesmo período de 2008. O volume de compras em moeda local na América Latina e Caribe atingiu US$ 31 bilhões no quarto trimestre de 2009, 12,9% a mais do que no mesmo período de 2008.
O número de cartões com a bandeira MasterCard na região aumentou 6,8% no quarto trimestre de 2009, totalizando 123 milhões. Portadores de cartões da MasterCard podem usá-los em 29,9 milhões de estabelecimentos credenciados no mundo. O programa global de débito com senha da MasterCard, que inclui as bandeiras Maestro e Cirrus, a última de uso exclusivo em máquinas de auto-atendimento, também apresentou resultados positivos no período na América Latina e Caribe: a marca Maestro totalizou 131 milhões de cartões, 5,5% acima do quarto trimestre de 2008. O número de cartões MasterCard e Maestro na região ultrapassou a marca de 250 milhões.