Com o Botiverso, marca selecionará criadores de conteúdo para programa de formação que busca valorizar o potencial criativo de fãs anônimos
O Boticário anunciou o lançamento do Botiverso, plataforma exclusiva para a aceleração de criadores de conteúdo virtual, focada no TikTok. O programa tem como objetivo valorizar o potencial criativo de nano e micro creators em todo o Brasil e também reforçar o ecossistema de relacionamento da marca com influenciadores digitais. “Seja no mundo real ou no virtual, estar atento às movimentações pelas quais a sociedade vem passando tem se tornado cada vez mais essencial para marcas que buscam inovar. Prova disso, são os dados da CB Insights, plataforma de análise de negócios e banco de dados global, que mostram que a chamada creator economy – nova economia gerada a partir de criadores de conteúdo e influenciadores digitais – já movimenta mais de R$70 bilhões por ano”, afirmou Marcela De Masi, diretora de comunicação do Boticário, ao justificar a iniciativa.
De acordo com a executiva, “além de criar condições para que a marca esteja cada vez mais próxima, acompanhando e participando das conversas e movimentações relevantes no ambiente on-line, o Botiverso tem como objetivo colaborar com a construção de um mercado de influência mais plural e diverso. Principalmente porque abre espaço para que anônimos e criativos tenham protagonismo nas redes sociais”.
Desafio e premiação
A iniciativa terá um formato gamificado e seis semanas de duração, que envolverá desafios, treinamentos e mentorias com creators consolidados, como Yasmin Castilho e Ana d’Utra Vaz (Supervulgar), além de módulos de imersão em temas relacionados à criação de conteúdo de beleza.
“Este projeto com o Boticário nasceu da vontade constante da agência de criar novos paradigmas na indústria da comunicação. Desde a ideia até a execução, nos focamos em estabelecer uma plataforma única para a marca e potenciais criadores de conteúdo, não sendo apenas uma campanha e, sim, um movimento transversal à forma como a marca atua com seus públicos mais jovens e, principalmente aos creators, que ganham cada dia mais força em plataformas como o TikTok”, explicou Caroline Swinka, sócia e COO da SoWhat, agência que idealizou, formatou e, agora, executa o projeto Botiverso.
No total, dez criadores de conteúdos anônimos serão selecionados e passarão por um laboratório com os times de marketing, produto e desenvolvimento do Boticário, além de workshops especiais com o próprio TikTok e acesso a produtos exclusivos e antecipados aos lançamentos da marca. Os módulos incluem uma viagem dos candidatos até a fábrica do Grupo Boticário localizada em São José dos Pinhais, Paraná, e sua loja conceito, em Curitiba.
“Estamos sempre de olho nas tendências e novos espaços para geração de conversas relevantes não apenas para nossos consumidores, mas para a sociedade como um todo. Pela linguagem leve e criativa, que promove uma conexão real e profunda com a audiência, entendemos que o TikTok tem um potencial enorme para engajar diferentes comunidades”, complementa Marcela. “Construir uma comunicação verdadeira e profunda em diferentes canais é nossa prioridade. Nosso portfólio reúne marcas de perfumaria, maquiagem, cuidados pessoais, faciais, cabelos… e cada uma delas têm sua personalidade, sua linguagem e seu público específico.”, detalha a diretora.
Roteiro e etapas
Com seis semanas de duração, o primeiro módulo do Botiverso tem como foco o Multiverso dos Experts de Beleza, no qual os participantes receberão mentorias do Boticário e conhecerão a história e o legado da marca, visitarão a fábrica e poderão ver como tudo acontece de perto – o desenvolvimento de produtos, as iniciativas de sustentabilidade presentes em todas as etapas, a criação de campanhas de comunicação, a análise de tendências de mercado e as ações focadas na internacionalização da marca.
No segundo módulo, o TikTok traz temas como entregas assertivas no nicho de beauty, como criar nesse aspecto dentro da rede, alcance versus relevância, atualizações e funcionalidades da rede, relacionamento com outros creators, ferramentas de criação da plataforma, mensuração de performance e dicas para estimular a base se seguidores.
Em seguida, no terceiro módulo, Multiverso das Publis, contará com mentoria de Yasmin Castilho que ajudará cada influenciador a encontrar o seu tipo de publi, tom de voz, identidade visual, roteiro, edição e efeitos especiais, que permitam montar uma proposta para marca, criando e alimentando uma comunidade de boas práticas, direcionada à organização, prazos, comprometimento e performance.