Estudo da Idwall revela impactos da crescente digitalização no mercado financeiro e mudanças nas preferências do consumidor
O número de contas bancárias no Brasil ultrapassou a marca de 1 bilhão, fazendo com que o País esteja entre os mais bancarizados e com a maior digitalização financeira do mundo. Essa é uma das principais constatações do “Ranking de Onboarding 2022”, estudo realizado pela Idwall, plataforma de verificação de identidade, gestão de riscos e onboarding digital, com dados sobre o mercado financeiro brasileiro, abrangendo a experiência dos usuários nos processos de cadastro e abertura de conta, e os avanços no movimento de bancarização da população. Em sua 5ª edição, a pesquisa foi realizada em parceria com o Cadarn Consultoria, avaliando 23 instituições financeiras.
De acordo com a sondagem, o número de contas por pessoa vem aumentando nos últimos anos, com um salto de 3,5 em 2020, para 5,2 em 2022. Além disso, a proporção de pessoas com contas em bancos tradicionais e digitais, em 2022, chegou a um inédito equilíbrio, sendo 13,5% relacionados a bancos digitais, e 13,7% a bancos tradicionais, enquanto em 2021, a porcentagem era de 13,0% e 22,4%, respectivamente. Por outro lado, a proporção dos usuários que têm conta nos dois tipos de instituições segue aumentando desde 2019, chegando a 72,8% em 2022.
“Essa é a maior edição que já realizamos em volume de dados e complexidade das análises, com mais de 2 mil participantes avaliando as instituições financeiras mais expressivas do mercado brasileiro. Estamos muito confiantes em trazer esses insights e sabemos quão valiosas são essas informações acerca da eficiência dos processos e da confiabilidade dos usuários”, comentou Rafael D’Ávila, Chief Revenue Officer da Idwall.
Facilidades e benefícios
Entre os principais dados no relatório do “Ranking de Onboarding”, consta que a digitalização, a facilidade no processo de abertura de conta e a busca por diversidade de benefícios são fatores determinantes para o aumento no número de vínculos financeiros e, consequentemente, de compartilhamento de dados e exposição ao risco de fraudes. Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 30% dos respondentes afirmaram ter sofrido golpes digitais, vazamento de dados, fraude ou clonagem do cartão nos últimos 12 meses. Em contrapartida, 59% dos usuários estão dispostos a compartilhar informações com instituições financeiras para aumentar a segurança digital.
Segundo o estudo, entre os métodos considerados mais seguros para a maioria dos usuários, na classificação alta ou muito alta de segurança, estão a autenticação digital (80,5%) e a autenticação facial (73,6%). “A autenticação digital ou facial são exemplos de etapas de segurança robustas no processos de cadastro e demais transações. Esse processo envolve não só a verificação, mas todo gerenciamento de dados, e busca trazer confiabilidade através da tecnologia, de maneira eficiente para as instituições e funcional para os usuários. Esse é o futuro do mercado financeiro”, assegurou o executivo.
Além de todos os números relevantes do estudo, o “Ranking de Onboarding 2022” mostra a classificação de preferência dos usuários, por meio da avaliação de 23 instituições financeiras divididas em dois grupos: bancos tradicionais e bancos digitais, cujos processos de cadastro foram realizados integralmente por meio digital (site ou aplicativo), com mais de 2 mil participantes.