Wellington Alves, CEO da Trigg

Brasileiros estão comprando mais e priorizando cartão de crédito

Levantamento da Trigg mostra que mais de 70% dos consumidores aumentaram o consumo no primeiro trimestre do ano

A Trigg anunciou dados de sua pesquisa de consumo, dando conta de que 71% dos brasileiros fizeram mais compras este ano em relação a 2021 e quase 80%, mesmo num cenário de inflação, pretendem continuar comprando neste mesmo ritmo ou até mais nos próximos meses. Ouvindo 5.376 pessoas, entre os dias 11 e 18 de abril, a sondagem da fintech tem como objetivo entender onde os brasileiros pretendem gastar e de que maneira. 

Para 69% dos entrevistados, a principal forma de pagamento tem sido o cartão de crédito, seguido pelo PIX, com 21%. Além disso, 82% dizem ter notado um uso maior do cartão, se comparado a 2021. “Temos observado uma tendência maior das pessoas usarem o crédito para compras de rotina, como no supermercado, restaurante, farmácias e mercearias. Até então, o cartão era usado para compras de maior valor agregado e, agora, passou a ser o principal meio de pagamento do brasileiro”, explicou Wellington Alves, CEO da Trigg. 

Na avaliação do executivo, “hoje é possível entender como a democratização do crédito tem sido importante na vida da população e aqui na Trigg estamos sempre focados em oferecer vantagens para os clientes que usam o nosso produto, seja com cashback em todas as compras, seja por meio das nossas ações de Educação Financeira para o melhor uso do crédito”.

Outra mudança identificada no levantamento é a preferência pelas lojas físicas, 53%, reforçando a tendência de saída maior de casa para as compras. A média de consumo tem sido, para 22% dos entrevistados, entre R$ 1500 a R$ 3000 e, para 21%, mais de R$ 3000. A prioridade na lista de consumo tem sido: Alimentação, Educação e Eletrônicos e Tecnologia. Já 97% perceberam um aumento significativo nos preços e os setores da Alimentação (89%), Roupas e Sapatos (30%) e Saúde (29%) foram onde essa percepção, segundo eles, foi maior.

Para mais da metade das pessoas (53%) o que mais atrai na hora de comprar é a facilidade no pagamento ou maior parcelamento no crédito (sem juros), seguido por promoções (47%) e frete mais barato ou grátis (46%). E, com a intenção de compra em alta, a previsão para as próximas datas comemorativas também segue esse ritmo: 67% pretendiam comprar no Dia das Mães, 58% no Natal e 55% na Black Friday.

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