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Brasileiros fizeram 9,2% menos downloads de apps de compra em 2022

Estudo da RankMyApp mostra que a Black Friday foi o período de maior queda nas instalações, o que ajuda a entender os resultados abaixo do esperado pelo comércio nacional

No ano passado, foram registradas 19 milhões de instalações dos aplicativos de e-commerce pelos consumidores, número 9,2% menor que 2021, quando o total foi de 21 milhões. A informação faz parte de estudo realizado pela RankMyApp, empresa global especializada em mobile growth, inteligência de marketing e gestão de mídia mobile first, indicando que, na comparação entre os anos, cinco das sete principais datas do comércio nacional apresentaram queda considerável na quantidade de instalações de apps de e-commerce: Dia do Consumidor (-6,8%), Dia dos Pais (-22,9%), Dia das Crianças (-29,5%), Black Friday (-39,8%) e Natal (-26,4%). Apenas o Dia das Mães (17,1%) e o Dia dos Namorados (14,8%) tiveram alta.

“Ao contrário das expectativas do primeiro semestre, o cenário de instabilidade do mercado, a alta dos juros e o aumento da inflação impactaram também nos apps de e-commerce. O ano passado foi atípico, marcado por eventos dentro e fora do país, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, que elevou a inflação mundial, as eleições e a Copa do Mundo, o que impactou todos os setores”, analisou, Leandro Scalise, CEO da RankMyApp.

Níveis de engajamento

Considerando os dados de usuários da Play Store, o estudo da RankMyApp aponta que as verticais de “Artigos Esportivos” e “Móveis & Eletro” tiveram maior volume de usuários ativos por dia e por mês, enquanto “Saúde & Beleza” foi a vertical com maior engajamento de usuários. A análise apresenta ainda dados de engajamento separados por ano e categoria: em 2021, “Saúde & Beleza” aparece com 14,45% de Engajamento Médio, “Móveis & Eletro”, 12,58% e “Artigos Esportivos”, 10,94%; em 2022, o melhor índice seguiu com a categoria de “Saúde & Beleza”, com 13,46%, seguida por “Móveis & Eletro”, com 11,99%, e “Artigos Esportivos”, com 10,90%.

Ratings e Reviews

Os dados da RankMyApp analisam ainda os Ratings (classificação) e Reviews (comentários), métricas que impactam na decisão do usuário de fazer ou não um download. Considerando dados da Play Store e da App Store, o número de Reviews caiu 35,6% no período de 2021 a 2022, passando de 104 mil para 67 mil. A média diária passou de 285 para 184 reviews. Enquanto em relação a Ratings, o ano de 2021 obteve média geral de 4,45, de 5 pontos totais, enquanto no ano de 2022 a média caiu para 3,41.

De 2018 a 2022O novo estudo da RankMyApp apresenta ainda dados importantes sobre a evolução dos apps de e-commerce no período de 2018 a 2022. Evolução no número de downloads de apps de e-commerce: 2018 – 6 milhões; 2019 – 12 milhões; 2020 – 40 milhões; 2021 – 21 milhões; e em 2022 – 19 milhões.

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