Cai o consumo nos lares brasileiros

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A proximidade das eleições de outubro combinada aos índices de alto desemprego e crescimento lento da economia, além do fato de os gastos superarem a renda, serve de pano de fundo para a mais nova queda do consumo brasileiro. De acordo com dados do Consumer Insights, levantamento da Kantar Worldpanel que analisa 11.300 lares no país semanalmente, o segundo trimestre de 2018 apresentou retração no consumo de 5,5% em volume – impulsionado pela queda no volume médio por viagem de 9,4% – e 2,5% em valor em comparação com os três primeiros meses do ano. As classes D e E foram as mais impactadas pelo declínio, sentido de forma mais intensa do que nos anos anteriores. A principal contribuição para a queda veio de categorias sazonais, como sorvetes, inseticidas e bebidas. No entanto, categorias básicas também tiveram diminuição em comparação com o mesmo período do ano passado.
Nesse cenário, os brasileiros criaram estratégias para não ter de apelar para marcas mais baratas. As escolhas diante das gôndolas estão cada vez mais complexas, indo muito além do preço. Segundo o estudo da Kantar Worldpanel, no segundo trimestre de 2018 a tendência de redução na importância de itens promocionados seguiu, sendo a promoção do tipo “leve mais, pague menos” a única que não retraiu em volume médio, não conseguindo segurar a queda total. Assim, os atributos do produto têm tido um peso maior na hora de abastecer o carrinho. Não por acaso, o Consumer Watch 2017 apurou que quase 50% dos brasileiros valoriza boa qualidade. A análise mostra ainda que o atacarejo, que há tempos conquistou o bolso do brasileiro, ainda é o principal canal para os itens de grande consumo (FMCG), com o varejo tradicional e a venda porta a porta perdendo espaço.