Celular promete ser a próxima agência bancária


O crescimento da telefonia móvel no Brasil abre espaço para utilização dos celulares como alternativas às agências bancárias. Estima-se que até o final deste ano, o Mobile Banking permitirá aos clientes dos grandes bancos do país fazer operações de pagamentos e transferências, semelhante às executadas atualmente nos caixas e terminais eletrônicos. O Banco do Brasil, por exemplo, já está testando novas funcionalidades para o sistema, como uma solução de pagamentos que deve chegar ainda esse ano para os clientes que têm celular.

A idéia é oferecer aos usuários de celular os mesmo serviços encontrados no Internet Banking. Levando-se em conta que o número de celulares é muito superior ao de computadores domésticos ou corporativos (76 milhões contra 20 milhões, segundo o Ministério da Fazenda), é de se esperar que o Mobile Banking possa se popularizar rapidamente. Contribuem para isso também o incremento das tecnologias de combate à clonagem em celulares, a maior incidência de vírus na internet, além da segurança.

Dados do CERT.Br (Grupo de Respostas a Incidentes para a Internet Brasileira) atestam que o índice de fraudes bancárias e financeiras na rede aumentou 45% no último trimestre. “A tendência é que os serviços bancários oferecidos via celular tenham uma oferta cada vez maior, facilitando a vida de usuários em trânsito e baixando o custo das operações, à medida que o controle sobre as fraudes é mais eficaz”, afirma Paulo M. Macedo, diretor geral da Novabase Brasil Forward.

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