Existe uma ligação clara entre os CIO´s e a capacidade de conduzir o alinhamento entre a tecnologia e os negócios, para alavancar o quadro de melhores práticas de Serviços Gerenciados de TI (ITSM) e a duração de seu processo. É o que revela uma pesquisa encomendada pela Dimension Data, especializada em fornecimento e gerenciamento de serviços e soluções para infra-estruturas de TI.
A pesquisa, que entrevistou mais de 370 CIO’s, de 14 países, em cinco continentes, revela que ITSM não é, claramente, uma prioridade imediata entre os novos CIO’s. Por outro lado, os CIO’s considerados maduros assumem um papel estratégico e têm mais probabilidade de transformar o quadro de melhores práticas de gestão de TI, incluindo ITIL, em um aliado para transformá-lo em um colaborador respeitado que fornece valor comercial a toda a empresa.
De acordo com Emerson Murakami, diretor de TI da Dimension Data no Brasil, investir em TI é visto por muitos como uma iniciativa cara, reativa e indisciplinada em muitas organizações. “Parte do problema é que muitos vêem a tecnologia como algo complexo, entre eles a área de negócios. Por isso, as equipes de TI necessitam encontrar maneiras de comunicar melhor os termos técnicos, de modo que todas as partes fiquem cientes quanto às expectativas. CIO’s experientes reconhecem que esta é uma área na qual o quadro de melhores práticas de ITSM podem ajudar”, afirma.
Segundo a pesquisa, CIO’s maduros assimilam melhor o quadro de melhores práticas ITSM, do que os menos experientes. Novamente, o exemplo mais óbvio é ITIL. Este quadro armazena uma pontuação média significativamente mais elevada entre os CIO’s mais antigos na avaliação de seu âmbito alcance, clareza, relevância e aplicabilidade.
Aqueles que têm CIO’s que passaram menos de dois anos no cargo e avaliaram, pelo menos formalmente o ITIL, dão uma pontuação média de 2,8 (em escala de 1 a 4, onde 1 é fraco e forte 4). No entanto, o índice aumenta a cada categoria de experiência do CIO, culminando entre aqueles com mais de 10 anos de experiência com uma classificação média de 3.2.
Murakami acredita que as razões para a popularidade do ITIL entre altos CIO’s podem ser muitas. No entanto, é provável que o interesse em ITIL, por parte de altos CIO’s esteja ligado à sua melhor compreensão dos requisitos prévios para o sucesso do IT Service Management. “A experiência traz consigo a capacidade de visualizar o papel que o ITSM pode desempenhar no processo de alinhamento de TI mais rigoroso com os objetivos estratégicos da empresa – e, em seguida, transformá-los em realidade”, diz.