As vendas no comércio paulistano cresceram em média 8,6% em fevereiro ante o mesmo período de 2013, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo, ACSP. Ao serem analisadas separadamente, as vendas a prazo e à vista saltaram 8,9% e 8,3%, respectivamente. Elas são avaliadas pelo IMC, Indicador de Movimento do Comércio a Prazo, e pelo ICH, Indicador de Movimento de Cheques/vendas à vista.
O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Facesp, Rogério Amato, explica que as vendas foram bem maiores ante 2013 porque no ano passado o Carnaval foi em fevereiro. “Na capital paulista, o Carnaval provoca o êxodo da população, esvazia o comércio e provoca queda nas vendas. Datas móveis causam oscilações como essa. O mesmo poderá ocorrer durante a Copa do Mundo e as eleições, quando compararmos com as vendas de 2013”, avalia Amato.
Em relação a janeiro, o IMC revela que as vendas a prazo caíram 12,1%. O ICH também mostra queda de 8,5% nas vendas à vista. Essas diminuições são sazonais: janeiro foi forte para o comércio devido às liquidações e aos dois dias úteis a mais em comparação com fevereiro.