O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Ram Chakravarti

Companhias maduras no uso de dados apresentam maior lucratividade

Estudo da BMC  mostra que boa utilização de dados resulta na satisfação dos clientes e impacto positivo em diferentes áreas, principalmente no aumento nas vendas

As organizações passaram a ter noção da importância do investimento em dados, percebendo resultados como inovação de produto (35%), sustentabilidade (43%) e corte de despesas e custos (50%), sendo que o maior impacto está diretamente ligado ao aumento das receitas (68%) e a satisfação dos clientes (55%). As informações fazem parte da pesquisa global “Profitable Outcomes Linked to Data-Driven Maturity” realizada pela S&P Global Market Intelligence a pedido da BMC Software, empresa global especializada em soluções para empresas digitais autônomas. O estudo avaliou, em 2022, a relação entre práticas e investimento no uso de dados e resultados baseados na estratégia de DataOps.

“A necessidade de extrair maior valor comercial dos dados é clara, sendo até uma estratégia de DataOps bem definida. Surge, assim, como uma chave para gerenciar e integrar análises na descoberta de novas oportunidades, responder rapidamente a problemas e até mesmo checar os desafios. Para as organizações que usam a metodologia DataOps para dar suporte a todas as atividades orientadas por dados, 41% concordam fortemente que sua organização pode aplicar insights orientados por dados para impulsionar os objetivos de negócios, em comparação com apenas 13% dos entrevistados de organizações que não o fazem”, detalhou Ram Chakravarti, diretor de tecnologia da BMC.

Prioridade máxima

Na concepção do executivo, o envolvimento e a satisfação do cliente são fundamentais para a rentabilidade empresarial a longo prazo, e são identificadas fortes práticas orientadas à dados como um motor destas métricas do cliente. “Nos próximos 24 meses, a ênfase na satisfação do cliente continuará a ser uma prioridade máxima para as organizações, uma vez que estas tentam otimizar a utilização dos dados. Vemos neste estudo que as áreas de maior sucesso com uma visão orientada por dados incluem frequentemente aquelas estreitamente ligadas à rentabilidade e receitas, incluindo o tratamento e a assistência ao cliente a bordo”. A pesquisa obteve informações de 1.100 profissionais de TI e dados de grandes empresas em diversas regiões globais em vários setores e onze países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima